Árabes

Presidente do PT apela até ao mundo árabe para libertar Lula

A rede de TV do Catar, Al-Jazeera é a mais importante do mundo árabe e transmite também em inglês.

Presidente do PT apela até ao mundo árabe para libertar Lula

Gleisi Hoffmann disse que Lula é um "preso político" — Foto:Reprodução

A senadora e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, gravou um vídeo para a rede de TV do Catar Al-Jazeera, veiculado na terça-feira, 17, em que denuncia que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria um “preso político” no Brasil.

A Al-Jazeera é a mais importante do mundo árabe e transmite também em inglês.

Gleisi afirma que o objetivo da prisão é não permitir que Lula seja candidato na eleição deste ano, embora ele lidere “todas as pesquisas”, e convida “a todos e a todas” a se juntarem à campanha pela libertação do ex-presidente. Em meio à fala de Gleisi, o vídeo mostra imagens de Lula discursando para militantes em várias ocasiões.

A senadora ressalta também que Lula é “um grande amigo do mundo árabe” e foi o único presidente que visitou o Oriente Médio, apesar de ao longo da história o Brasil ter recebido milhões de árabes e palestinos.

De acordo com a presidente do partido, no governo petista o comércio com a região “se multiplicou por cinco”. “Lula sempre defendeu a criação do Estado palestino”, diz Gleisi.

A fala reitera o discurso petista de que a prisão de Lula é a continuidade do “golpe” que se iniciou em 2016, com o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. “Ela não cometeu nenhum crime, assim como Lula também não cometeu. É um preso político”.

Ele é inocente”, afirmou a senadora, ressaltando que ele teria sido condenado “por juízes parciais num processo ilegal”.

Gleisi afirma no vídeo que “não há nenhuma prova de culpa, apenas acusações falsas”.

A senadora também criticou o governo do presidente Michel Temer, como um governo golpista que está retirando direitos dos trabalhadores e do povo brasileiro e liquidando com o patrimônio nacional. E foi além, dizendo que as reservas de petróleo estão sendo entregues a multinacionais e que a política externa passou a ser ditada pelo Departamento de Estado norte-americano.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Primeiro-ministro do Haiti assina renúncia abre caminho para transição após meses de violência

2

Mundo

Congresso dos EUA aprova lei que pode banir TikTok no país; veja o que pode acontecer

3

Mundo

BYD lança picape elétrica próximo mês e carro deve chegar ao Brasil ainda este ano

4

Mundo

Israel aumentou em 5% a compra de armas desde 2019; Irã fez maior compra de caças em 20 anos

5

Mundo

Descoberta em pirâmide revela colapso dramático da dinastia maia