Música

Rackers roubam arquivos da banda Radiohead e vocalista libera músicas inéditas após criminosos pedirem U$ 150 mil

Segundo o jornal britânico "The Guardian", os criminosos pediram U$ 150 mil (cerca de R$ 580 mil) para devolverem os arquivos.

Rackers roubam arquivos da banda Radiohead e vocalista libera músicas inéditas após criminosos pedirem U$ 150 mil

Segundo o jornal britânico "The Guardian", os criminosos pediram U$ 150 mil (cerca de R$ 580 mil) para devolverem os arquivos. — Foto:Reprodução

Arquivos de Thom Yorke foram invadidos por hacker que exigem 150 mil dólares em troca da devolução do material de estúdio. A banda decidiu então disponibilizar os ensaios e temas ao vivo e outros sons gratuitamente durante 18 dias. Depois, as receitas das vendas serão entregues ao Extinction Rebellion.

O grupo britânico Radiohead divulgou esta segunda-feira, 18 horas de material não editado, do final dos anos 1990, que tinha sido pirateado dos arquivos pessoais do vocalista, Thom Yorke.

“Na semana passada fomos pirateados. Alguém roubou o minidisc de arquivo do Thom do tempo do [álbum] OK Computer e alegadamente exige 150 mil dólares [132 mil euros] ou ameaça divulgá-lo”, afirmou o guitarrista Jonny Greenwood na rede social Twitter. Em resposta à ameaça, os Radiohead colocaram as 18 horas de música dessa época, entre 1995 e 1998, para audição gratuita nos próximos 18 dias na plataforma Bandcamp. Inclui temas ao vivo, ensaios incompletos e outro material não editado.

A banda explica que este material de ensaios e gravações “não é muito interessante”, é “muito, muito extenso” e que nunca houve intenção de o tornar público na íntegra, embora alguns excertos tenham sido incluídos numa reedição em cassete do álbum OK Computer. Os Radiohead surgiram em 1985 e editaram OK Computer, o terceiro álbum de estúdio, em 1997, e que é considerado uma das pedras basilares de rock alternativo, antes de partirem para experimentações mais electrónicas e pós-rock com Kid A, de 2000.

Dos Radiohead, ainda fazem parte Thom Yorke, Ed O’Brien, Philip Selway e Colin e Jonny Greenwood. 

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Morre bebê que havia sido retirada viva do ventre da mãe morta em bombardeio em Gaza

2

Mundo

Microsoft está entre potenciais compradoras do TikTok nos Estados Unidos

3

Mundo

Primeiro-ministro do Haiti assina renúncia abre caminho para transição após meses de violência

4

Mundo

Congresso dos EUA aprova lei que pode banir TikTok no país; veja o que pode acontecer

5

Mundo

BYD lança picape elétrica próximo mês e carro deve chegar ao Brasil ainda este ano