Saúde

Paraíba realiza primeira cirurgia bariátrica com uso de robô

Além de precisão e segurança para o paciente, a técnica assistida por robô permite maior controle dos movimentos cirúrgicos, reduzindo cortes, minimizando sangramentos e proporcionando uma recuperação mais rápida e com menos dores.

Paraíba realiza primeira cirurgia bariátrica com uso de robô

A Paraíba realizou a primeira cirurgia bariátrica robótica. Minimamente invasiva, o procedimento aconteceu no Hospital Nossa Senhora das Neves – Rede D’Or, em João Pessoa, na semana passada e foi realizado com o auxílio da plataforma robótica Da Vinci, referência mundial em cirurgia assistida por robô.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica em 2022, o uso de robótica cresceu 200% em quatro anos. A tecnologia robótica oferece ao cirurgião um campo de visão ampliado e movimentos com precisão milimétrica, permitindo maior controle durante o procedimento e redução de riscos.

“O manuseio do robô exige um alto nível de treinamento e certificação específica. É essencial que o paciente escolha um cirurgião com experiência comprovada na área para garantir segurança e excelência nos resultados”, enfatiza Dr. Leandro.

Além de precisão e segurança para o paciente, a técnica assistida por robô permite maior controle dos movimentos cirúrgicos, reduzindo cortes, minimizando sangramentos e proporcionando uma recuperação mais rápida e com menos dores. Com isso, os pacientes podem receber alta hospitalar mais cedo e retomar suas atividades com maior conforto.

Dr. Leandro Nóbrega destaca que esse avanço amplia as opções cirúrgicas para os paraibanos, não só para a cirurgia bariátrica, mas também para outros procedimentos do aparelho digestivo, como cirurgias de hérnia inguinal e umbilical, remoção de pedras na vesícula e tratamento de tumores gastrointestinais. “Antes, pacientes que desejavam realizar esse tipo de procedimento precisavam se deslocar para outras capitais. Agora, a Paraíba passa a contar com essa tecnologia, garantindo mais acesso a cirurgias minimamente invasivas”, afirma o especialista.

Além de Dr. Leandro Nóbrega, a equipe contou com a participação do Dr. Carlos Eduardo Domene, cirurgião de renome nacional e presidente da Sociedade Brasileira de Videocirurgia e Robótica (SOBRACIL), dos cirurgiões Dr. Raphael Camerini e Dr. Arthur Farias, e do anestesiologista Dr. Aníbal Filho.

 

 

COMPARTILHE

Bombando em Negócios

1

Negócios

Setai Grupo GP marca presença no Salão Imobiliário de Portugal 2025

2

Negócios

Empresário do grupo dono do Hotel Tambaú diz que foi pego de surpresa por proposta de desapropriação

3

Negócios

Transporte de transformador para Nova Palmeira é adiado; saiba o porquê

4

Negócios

Vice-governador Lucas Ribeiro participa da abertura da Feabe 2025, que deve movimentar R$ 20 milhões em negócios na cidade de Bananeiras

5

Negócios

Setai Aurus: Lançamento do Setai Grupo GP combina sofisticação, conforto e conceito wellness em Areia Dourada, em Cabedelo