Muita água

Açude Acauã atinge 69% da capacidade total e chega ao maior volume em seis anos

O açude Acauã - Argemiro de Figueiredo - fica no município de Itatuba na região do médio curso do Rio Paraíba. A sua inauguração ocorreu em 2002.

Açude Acauã

O Açude Acauã é quarto maior reservatório monitorada pela Aesa na Paraíba (Foto: Bruno Lira)

O açude Acauã, quarto maior reservatório da Paraíba monitorado pela Agência Executiva da Gestão das Águas (Aesa), atingiu a marca de 68,49% da capacidade total. Conforme apurou o ClickPB, esse é o maior volume do açude desde 2018, quando ele quase secou ficando com apenas 3% da capacidade total.

A capacidade total do reservatório que é de 253.142.247 milhões de metros cúbicos, agora está em 173.368.684 milhões de metros cúbicos, sendo colocado na lista da Aesa como açude reservatório em normalidade pela quantidade de água acumulada.

Em abril de 2023, o açude Acauã estava com 58,24%. Em janeiro deste, o reservatório atingiu 59% passando para os quase 69% nesta terça-feira (16).

Leia também:

açude acauã
Açude Acauã (Foto: Reprodução/Governo do Estado)

Açude Acauã – a história

O açude Acauã – Argemiro de Figueiredo – fica no município de Itatuba na região do médio curso do Rio Paraíba. A sua inauguração ocorreu em 2002.

O açude tinha o objetivo de reforçar o suprimento de abastecimento de água da cidade de Campina Grande e municípios vizinhos. O sistema adutor construído atende os municípios de Salgado de São Félix, Itabaiana, São José dos Ramos, Mogeiro, Pilar, Itatuba, Ingá, Juripiranga e Juarez Távora não chegando a Campina Grande, pois o volume de água só garante o abastecimento das cidades ligadas ao adutor.

A represa de Acauã é o ponto inicial do Canal das Vertentes Litorâneas, um projeto de transposição de águas que prevê o transporte de até 10 metros cúbicos por segundo até o litoral norte da Paraíba.

Nível dos açudes

De acordo com dados da Aesa, atualmente, dos 135 açudes monitorados pela Agência, 26 estão sangrando, 74 estão em normalidade, 19 em observação e 16 ainda estão em situação crítica.

açude acauã

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

VÍDEO: carreta derruba semáforo e deixa trânsito lento nos Bancários

2

Cotidiano

VÍDEO: padrinho responsável por chá revelação erra sexo do bebê e viraliza

3

Cotidiano

ALERTA: municípios da Paraíba podem ter ventos de até 60 km/h nesta quarta

4

Cotidiano

Meteoro que cruzou Nordeste foi visto do show de Simone Mendes: ‘achei que fosse um raio’

5

Cotidiano

Municípios da Paraíba podem ter ventos de até 60 km/h nas próximas horas