Decisão

Após irregularidades em licitação, Ministério Público manda Prefeitura de Santa Rita suspender processo de contrato para coleta de lixo

O documento pede que seja suspensa a abertura dos envelopes de habilitação de empresas à concorrência pública 006/2022, que ocorreria hoje (17).

Após irregularidades em licitação, Ministério Público manda Prefeitura de Santa Rita suspender processo de contrato para coleta de lixo

O documento pede que seja suspensa a abertura dos envelopes de habilitação de empresas — Foto:Freepik

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), através da Promotoria de Justiça em Defesa do Patrimônio Público, recomendou que a prefeitura de Santa Rita, que suspenda o processo de licitação para contratação de um empresa que ficaria responsável por parte da coleta de lixo e outros serviços de limpeza urbana na cidade.

A recomendação foi expedida pela promotora de Justiça que atua na área do patrimônio público em Santa Rita, Anita Bethânia Silva da Rocha, após analisar o edital e seus anexos publicados pelo Município no último dia 14 de setembro. 

A suspensão ocorreu devido a identificação de irregularidades que, segundo o órgão, comprometem o caráter competitivo da concorrência.  A medida foi adotada devido a irregularidades no edital que, segundo o órgão ministerial, comprometem o caráter competitivo do certame aberto para a contratação de empresa de execução de serviços de limpeza urbana.

O documento pede que seja suspensa a abertura dos envelopes de habilitação de empresas à concorrência pública 006/2022, que ocorreria hoje (17). Conforme o Ministério Público, supostas irregularidades no processo licitatório poderiam beneficiar uma empresa  que já presta serviços na cidade.

O MP defende que seja dado um outro prazo de 30 dias, contados a partir da publicação da recomendação. O projeto básico deve conter a anotação de responsabilidade técnica no Projeto Básico, a solicitação da certidão negativa estadual, a solicitação do acervo técnico dos itens mais onerosos e a consignação objetiva dos horários das prestações de serviços bem como a retificação dos valores ofertados aos colaboradores, em conformidade com o piso da categoria.

Em nota, a Prefeitura declarou que em relação ao processo licitatório, cujo objeto é a contratação de empresa para a execução de serviços de limpeza urbana, “os itens constantes na aludida recomendação ministerial já haviam sido inseridos no edital, assim como os outros itens também devidamente cumpridos, com os respectivos pareceres técnicos e jurídicos”.

Ainda segundo a nota, a Prefeitura diz que resolveu acatar sua sugestão, motivo pelo qual, será divulgado, posteriormente, a nova data para continuidade do Certame.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Semana Santa: confira cinco receitas fáceis e rápidas para incrementar o almoço da Páscoa

2

Paraíba

Pollyanna Dutra enfatiza importância do protagonismo feminino nos espaços de poder na Paraíba: “É necessário que as mulheres ocupem cargos sociais e políticos no Estado”

3

Paraíba

Prefeitura de Remígio vai gastar quase R$ 250 mil com shows na festa de aniversário da cidade

4

Paraíba

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

5

Paraíba

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista