Investimento

Após obras de dragagem, Paraíba vai iniciar exportação de açúcar pelo Porto de Cabedelo

Ação vai se tornar possível até o fim do ano, quando o Governo do Estado vai finalizar a reforma dos galpões do porto

Após obras de dragagem, Paraíba vai iniciar exportação de açúcar pelo Porto de Cabedelo

Porto de Cabedelo — Foto:Reprodução

O Porto de Cabedelo vai começar a exportar o açúcar produzido no estado. A ação vai se tornar possível até o fim do ano, quando o Governo do Estado vai finalizar a reforma dos galpões do porto. A informação foi dada pelo governador João Azevêdo (PSB) durante o programa Conversa com o Governador, da Rádio Tabajara, nesta segunda-feira (11).

Como visto pelo ClickPB, a exportação vai ser feita com navios de até 55 mil toneladas, que vão poder atracar no porto após a conclusão das obras de dragagem, que aprofundaram o canal de entrada para o porto e liberou a chegada de navios maiores. 

O governador falou que, no total, o Porto de Cabedelo vem recebendo investimentos de R$ 170 milhões e que a finalização da dragagem vai garantir mais geração de empregos, já que a movimentação do porto aumentará exponencialmente. 

“A entrega da dragagem é um dos dias que ficará marcado na nossa gestão. O porto vai poder operar 24 horas por dia e teremos a chegada de navios de até 55 mil toneladas e, com a reforma dos armazéns, iremos receber qualquer tipo de carga. Com isso, vamos iniciar a exportação de açúcar através do Porto e também de outros materiais. É um investimento que ninguém vê, porque está debaixo do mar (dragagem) e nos armazéns, mas é será um reflexo direto na geração de empregos”, afirmou o governador.

Outra obra desenvolvida no porto é a construção de um estacionamento para os caminhões. O local, que é feito através de uma Parceria Público-Privada (PPP), vai retirar do Centro de Cabedelo os caminhões que aguardam serem chamados para carregamento dentro do Porto.

Como acompanhado pelo ClickPB, o governador também falou que o projeto Porto-Cidade, que vai integrar as atividades do porto com a população de Cabedelo. Segundo João Azevêdo, o projeto vai oferecer atendimento médico, exames e cursos de línguas e música para a população.

“Faremos com que a população se integre às atividades do porto e o porto oferecerá, em troca, cursos profissionalizantes, de instrumentos musicais e de línguas para qualquer pessoa que mora em Cabedelo. Todas as pessoas, servidores ou não, poderão ter atendimento na área de saúde, com exames e atendimento médico, que já funciona hoje. Tudo próximo ao Porto. O projeto integra as ações através do conceito de inclusão da população dentro de um projeto de Estado”, finalizou o governador, como notado pelo ClickPB.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Loja da Paraíba é condenada a indenizar consumidora em R$ 4 mil por não cumprir seguro de celular; saiba qual

2

Paraíba

Sudema notifica restaurante para remover lançamento de água suja para a areia da praia em João Pessoa

3

Paraíba

Luciano Cartaxo descarta intriga e diz que federação PT com PV e PcdoB está unida: “não tem mais batalha, tudo definido”

4

Paraíba

“Pronto para receber de braços abertos”, diz Nilvan sobre aliança com o PSB; partido deve indicar vice

5

Paraíba

Cartaxo diz que escolha de Amanda Rodrigues como pré-candidata a vice traz fortalecimento das mulheres na gestão pública