
Atualmente, ônibus, taxistas, veículos de segurança e transporte escolar usam as faixas — Foto:Reprodução/Walla Santos
A Câmara Municipal de João Pessoa aprovou um projeto de lei que libera o uso das faixas preferenciais de ônibus para os motociclistas na Capital. O projeto vai para sanção do prefeito Cícero Lucena, mas gerou debate entre os defensores do projeto e o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP), que é contrário à ideia e pediu mais debate sobre o assunto.
Conforme acompanhado pelo ClickPB durante o programa Arapuan Verdade, da Arapuan FM, o autor do projeto, o vereador Marcos Bandeira, justificou que a medida tem como principal objetivo dar mais segurança aos motociclistas e um melhor aproveitamento das faixas preferenciais, que, segundo ele, passam boa parte do tempo sem tráfego.
“O propósito é melhorar o trânsito e diminuir o número de acidentes. Queremos tirar eles (motociclistas) dos corredores, que têm muitos acidentes. Às vezes as faixas ficam livres e vai ser muito importante para os motoboys. Vou falar com o prefeito, tenho fé que ele vai sancionar”, disse o vereador.
O mesmo entendimento é compartilhado pelo presidente do Sindicato dos trabalhadores com Motos da Região Metropolitana de João Pessoa (Sindimotos-JP), Ernani Bandeira. “Esse projeto de lei é muito importante para a gente. Vamos evitar acidentes e mortes podendo transitar na faixa de ônibus, que fica 90% do tempo livre. Estamos sempre no trânsito e vai trazer mais segurança não só para nossa categoria, mas para todos os motociclistas”, falou.
No entanto, o Sintur-JP é contrário ao projeto. O Sindicato negou que as faixas preferenciais estejam livres durante boa parte do dia e argumentou que as faixas não servem apenas aos ônibus, mas também aos taxistas, veículos da segurança pública e transporte escolar.
“É um tema complexo e que não pode ser discutido e solucionado que não seja no debate. Quero contestar e acredito que foi por equívoco [o argumento] que as faixas de ônibus estão 90% livres. Primeiro tem que ter em mente que um ônibus leva até 60 passageiros e isso equivale a 40 automóveis. Colocar um veículo como uma moto na mesma faixa de ônibus não é bom senso. Se tivéssemos infraestrutura viária para comportar, o ideal seria uma nova faixa para motos”, afirmou o diretor do Sintur-JP, Isaac Júnior.