Restrições

Defesa de Roberto Santiago aguarda análise de pedido para derrubada de cautelares contra empresário

O STJ já anulou, na terça (19), as decisões da Justiça da Paraíba contra Roberto Santiago, no âmbito da Operação Xeque-Mate. Com isso, a defesa pediu que as cautelares sejam derrubadas.

Defesa de Roberto Santiago aguarda análise de pedido para derrubada de cautelares contra empresário

A defesa informou ao ClickPB que a resposta sobre o pedido de retirada as medidas cautelares deve demorar alguns dias para chegar. O pedido foi feito na última quarta-feira (20). — Foto:TJPB/Arquivo

A defesa do empresário Roberto Santiago aguarda a análise do pedido para derrubada das medidas cautelares impostas a ele. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) já anulou, na terça-feira (19), todas as decisões da Justiça da Paraíba contra Roberto Santiago, no âmbito da Operação Xeque-Mate. Com isso, a defesa pediu que as cautelares sejam derrubadas.

A Quinta Turma do STJ entendeu, em sua maioria, que a competência para esse processo é da Justiça Eleitoral, e não da Justiça comum estadual, já que a denúncia envolve acusação de crime de caixa dois, relacionado à campanha política em Cabedelo.

A decisão do STJ ocorre um mês após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir que a prisão de Roberto Santiago, ocorrida em 2019 na mesma operação, foi ilegal.

A defesa informou ao ClickPB que a resposta sobre o pedido de retirada as medidas cautelares deve demorar alguns dias para chegar. O pedido foi feito na última quarta-feira (20).

Saiba mais

“A razão para tanto é que como o STJ decidiu que a competência para casos conexos a crimes eleitorais é desta Justiça Eleitoral, inclusive anulando decisões já proferidas pelo juizo estadual criminal, o mesmo entendimento queremos ver replicado para o processo que tem as cautelares. Há perfeita identidade de situações”, explicou o advogado Pedro Pires, ao ClickPB.

Entre as cautelares, Roberto Santiago está sendo impedido de se ausentar de João Pessoa e Cabedelo, sem autorização da Justiça; proibido de ter contato com testemunhas ou réus da investigação; e impedido de realizar transações financeiras, podendo somente pagar contas mensais habituais.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Alerta Fofo! Pônei caramelo perdido encanta e intriga na avenida Cruz das Armas em João Pessoa

2

Paraíba

Caso Kaliane: ex-companheiro que assassinou mulher enquanto ela fazia compras é condenado a 30 anos de prisão

3

Paraíba

TCE-PB detecta irregularidades em licitação da prefeitura de Araruna para compra de mais de R$ 1,6 milhão em combustível

4

Paraíba

Bairro de Mangabeira completa 41 anos e terá shows em praça pública

5

Paraíba

Prefeitura de Parari vai torrar quase R$ 650 mil na compra e montagem de pneus