Fábio Rocha hoje comanda o famoso laboratório, que foi de seu pai, fundado em 1950. Simpatia, categoria e talento não faltam ao herdeiro do badalado médico Maurílio de Almeida, que foi um ícone na sociedade paraibana pela competência profissional, arrojo empresarial, pelo elevado gosto pela cultura e pela sua recatada e, até certo ponto, misteriosa vida pessoal. O também médico Fábio Rocha, que veio a conviver com o pai de fato, a partir dos seis anos de idade, é filho de D. Maria das Graças Braga, hoje aposentada e que mora em Olinda com o irmão de Fábio, o Júlio.
Fábio nasceu em Salvador mas foi registrado em Recife, portanto é pernambucano onde também formou-se em Medicina e só depois de formado veio morar com o pai aqui na capital paraibana. “Quando passei no vestibular para medicina eu senti o meu pai muito feliz. O vi realmente emocionado” comentava Fábio. Depois da formatura veio o casamento com Monique Cittadino , em 85, a quem conheceu num barzinho da cidade. Com o casamento ( que durou cerca de 10 anos) vieram os dois filhos- a Laura (19) e o Pedro( 14). Depois da separação, mais amadurecido, Fábio conheceu a sua atual, a Tânia onde Fábio confessa: “foi amor à primeira vista”. Tendo como princípio respeitar as pessoas, Fábio consegue uma proeza familiar moderna, fantástica e invejável: curtir os filhos, Laura e Pedro em companhia da ex e da atual mulher. Inclusive nas férias.
O papo em seu escritório que fica no centro, onde é a matriz do Laboratório de Maurílio Almeida, vai de um pólo a outro. Num momento Fábio pensa em viver um vida diferente e ir morar na praia de Pipa e poder cantar, com certeza à la Zeca Pagodinho: “deixa a vida me levar, leva/ leva eu” e, em outro momento sonha com São Paulo, que ama de paixão, e montar lá um ‘ Maurílio Almeida’, que hoje na capital paraibana tem 18 unidades com cerca de 100 funcionários. De um lado, vê-se, quer vida mansa e, de outro, levantar novas bandeiras. Mas tem outra opção:deixar tudo como está e continuar tocando a vida por aqui talvez com pequenos ajustes e um novo foco.
O dia a dia de Fábio: bom, ele, como se diz no interior, dorme com as galinhas, às 20 horas e, assim, às 3 da matina acorda e já vai para internet adiantar alguns trabalhos e ler os jornais do dia, principalmente a Folha de São Paulo; Antes das quatro da matina já está na esteira para queimar as calorias. Depois faz uma longa sessão de alongamento e musculação seguido de um bom banho relaxante. Aí vem o café da manhã aos moldes nordestinos, ou seja, reforçado. Vai para o laboratório com Tânia e invariavelmente almoça em casa e tira aquela merecida soneca, da qual não abre mão. Às 15 horas já de volta ao se gabinete começa a despachar com seus funcionários e receber clientes. No momento Fábio está envolvido com a instalação do moderno equipamento de bioquímica (veio dos States) para os exames de rotina com capacidade de 800 testes hora.
O laboratório Maurílio Almeida, fundado em 1950, foi automatizado a partir da década de 80, o que representou uma verdadeira (r)evolução na área. Hoje um teste de DNA custa cerca de 500,00 Reais (já custou 4 mil dólares) com resultado na mão do cliente a partir de três dias. Isso é um avanço tecnológico puro. “O final de semana é onde me estrago na comida” se entrega Fábio que é um bom chef de cuisine e todo final de semana adora receber os amigos e assim, claro, fica cada vez mais difícil eliminar os 20 kgs mesmo com a pelada de final de semana no campo do Clube dos Médicos. O prato principal assinado por Fábio:lagosta ao martelo.
Como Fábio se vê: "leal, grato, honesto, pontual e amigo dos amigos".
Veja como Fábio vê o mundo: “O mundo está mau”.
Como Fábio vê a nossa cidade: "Muito melhor que há dez anos atrás. Os prefeitos Cícero Lucena e Ricardo Coutinho assinaram e assinam as mudanças".
Vamos ao que Fábio Rocha gosta:
SONHO DE CONSUMO: uma Hilux automática.
MANIA DE CONSUMO: relógio- tenho estimação por um rolex que me foi presenteado por Garibaldi Cittadino.
VIAGEM INESQUECÍVEL: Para Alemanha com Pedro na Copa de 2006. COISA CHATA: ouvir falar mal das pessoas.
HOBBIE: ouvir MPB.
PERFUME: Pólo Black.
COMIDA: carneiro.
BEBIDA: Vinho tinto.
GRIFFE: Brooksfield.
CABELEIREIRO; Salão 7, no Recife.
ÍDOLOS: Marcus Freire, Chico Buarque e Ronaldo, o Fenômeno.
REVISTA: Isto È Dinheiro.
HOMEM INTELIGENTE: Marcos Pires.
MULHERES BONITAS: a minha Tânia e Nelizinha Brito Pereira.
POLÍTICO: Efraim Morais.
RESTAURANTE: Degustar.
MELHORES AMIGOS: meus filhos Pedro e Laura, minha mulher Tânia, Flamarion Meirelles, Sérgio Penazzi e Geraldo Almeida.
MEDO: da morte.
SE NÃO MORASSE EM JAMPA…… São Paulo ou Pipa.
INVENÇÃO DO SÉCULO: internet.
COLEÇÃO: canetas e relógios.
APELIDO: papada.
LIVRO QUE ANDA LENDO: ‘Siga’ que faz prospecção do Mundo dos Negócios para os próximos dez anos. Foi um presente do publicitário Sérgio Rique.
O QUE MAIS GOSTA DE FAZER: me atualizar cientifícamente.