Radiografia

Grau de desempenho das prefeituras paraibanas será apresentado pelo TCE na 5ª feira

O estudo é considerado o maior já feito sobre gestão pública dos municípios no país

Grau de desempenho das prefeituras paraibanas será apresentado pelo TCE na 5ª feira

A apresentação será feita à imprensa — Foto:Divulgação

O Tribunal de Contas da Paraíba apresenta nesta quinta-feira (15),  o ‘Índice de Efetividade da Gestão Municipal’ no âmbito estadual. O estudo é considerado o maior já feito sobre gestão pública dos municípios no país. A apresentação acontece no plenário ministro João Agripino Filho, às 9h30.

O presidente em exercício do TCE-PB, conselheiro André Carlo Torres, anunciou que a apresentação do IEGM ficará a cargo do conselheiro Fernando Catão e da equipe técnica que trabalhou na sistematização das informações presentes nos questionários respondidos pelos gestores.

Adotado este ano por todos os Tribunais de Contas do país, e construído a partir de dados do exercício 2015 fornecidos pelos próprios municípios, o indicador permite avaliar o desempenho geral das administrações municipais. E, pontualmente, também como se saíram em sete áreas específicas – Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação.

Com a divulgação do IEGM, o TCE passa a disponibilizar para a sociedade uma série de dados que possibilita diversas análises sobre a gestão e os resultados alcançados pelas políticas públicas, inclusive com a perspectiva de construção de uma série histórica.

O TCE-PB promoveu, no decorrer do segundo semestre deste ano, a mobilização dos prefeitos para obtenção dos dados necessários à composição do IEGM, na Paraíba foi instituído pela Resolução TC 04/2016, aprovada em sessão do Pleno em 15 de junho.

As prefeituras de todos os 223 municípios paraibanos concluíram, no mês de setembro, o preenchimento dos questionários, feito que levasse o TCE-PB paraibano a receber reconhecimento nacional, no último dia 2, ao término do II Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, realizado em São Paulo (SP).

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Resultado da eleição na UFPB deve sair na madrugada de amanhã

2

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande investe em ações para atrair empreendimentos e empregos durante evento em São Paulo

3

Paraíba

Pesquisa mostra queda de 17,6% na insegurança alimentar na Paraíba

4

Paraíba

João Azevêdo anuncia remissão e anistia de dívidas das empresas produtoras de redes e produtos similares, na Paraíba

5

Paraíba

Estádios Almeidão e Amigão vão receber nova iluminação em LED ainda este ano, revela secretário de Esportes