Sueca e peruano

Justiça Federal na Paraíba concede naturalização dois estrangeiros

Os dois naturalizados entregaram seus documentos de identificação estrangeiros ao magistrado e receberam os Certificados de Naturalização

Justiça Federal, TJPB, São João

Prédio da Justiça Federal (Foto: Walla Santos/ClikckPB)

A Justiça Federal concedeu a dois estrangeiros o registro de cidadania brasileira em audiências presididas pelo magistrado João Pereira de Andrade Filho, da 1ª Vara Federal. A sueca Sandra Luisa Elorza Marquez, de 50 anos, o processo de naturalização era uma necessidade e uma consequência de sua trajetória de vida. Residente em João Pessoa há mais de 18 anos, ela foi laureada em universidade brasileira no curso de Turismo e, atualmente, trabalha alfabetizando crianças e adolescentes.

A naturalização do peruano Juan Carlos Vinãs Cortez, de 61 anos, também decorreu da história de vida construída ao longo de 39 anos em solo brasileiro. “Eu era estudante universitário, e fui estudar no Centro Brasileiro de Estudos de Lima. O meu professor era o Cônsul do Brasil e, por causa dele, passei um ano estudando o idioma português. Isso me motivou a morar no Brasil”, declarou Juan, que hoje é professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Os dois estrangeiros leram trechos da Constituição Federal de 1988, em especial o art. 12, que dispõe sobre a nacionalidade, demonstrando que dominam a língua oficial do Brasil – um dos requisitos exigidos no processo. Ambos também prestaram juramento de bem cumprir os deveres dos cidadãos brasileiros. Os dois naturalizados entregaram seus documentos de identificação estrangeiros ao magistrado e receberam os Certificados de Naturalização.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

João Pessoa e Campina Grande têm apenas mais quatro feriados em dias úteis em 2025

2

Paraíba

Taxa de fecundidade registra queda e mulheres estão engravidando mais tarde na Paraíba, diz IBGE

3

Paraíba

Oftalmologista explica que cirurgia para mudar cor dos olhos funciona como tatuagem na córnea e alerta para riscos: “pigmento não sai”

4

Paraíba

Presidente do Senar-PB cobra ação conjunta por desenvolvimento rural e sugere: “só copiar Petrolina e implantar na Paraíba”

5

Paraíba

Homem suspeito de tentativa de homicídio é preso em Lagoa Seca