Mudanças

Kiu declara apoio a Fábio Andrade na disputa pela vaga do Quinto Constitucional no TJPB

Kiu destacou a integridade de Fábio, enfatizando que ele sempre demonstrou um compromisso inabalável com os princípios éticos da profissão.

Kiu declara apoio a Fábio Andrade na disputa pela vaga do Quinto Constitucional no TJPB

A advogada Maria Cristina Santiago, conhecida como Kiu, declarou seu apoio ao advogado Fábio Andrade na corrida pela vaga do quinto constitucional no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). Kiu justificou aescolha de Fábio Andrade devido a sua experiência como advogada tanto na esfera pública quanto na privada.

procurador, Fábio Andrade, Procuradoria Geral do Estado, Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador
Procurador geral do estado Fábio Andrade. (Foto: Reprodução)

Kiu, procurada pela redação do ClickPB, destacou a integridade de Fábio, enfatizando que ele sempre demonstrou um compromisso inabalável com os princípios éticos da profissão. “Fábio é um exemplo de integridade na advocacia. Sua trajetória é marcada pela ética e pela dedicação ao direito, o que o torna extremamente qualificado para o cargo de desembargador,” afirmou.

A advogada ressaltou ainda a habilitação técnica de Fábio Andrade que possui formação jurídica e uma carreira sólida, o que o qualificaria para exercer o cargo de julgador no Tribunal de Justiça. “A competência técnica de Fábio é indiscutível. Ele possui o conhecimento e a experiência necessários para contribuir significativamente com o TJPB,” disse Kiu.

Outro ponto importante mencionado pela advogada foi apreocupação com as pautas da advocacia feminina. Fábio tem se mostrado um defensor ativo dos direitos das mulheres na profissão, promovendo a igualdade de gênero e a valorização das advogadas. “Fábio tem sido um aliado valioso na luta pela igualdade na advocacia. Ele entende e apoia as demandas das advogadas, o que reforça ainda mais sua candidatura e legitimidade para exercer o cargo postulado,” destacou Kiu.

A advogada fez ainda uma observação crucial sobre a necessidade de separar a eleição da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da eleição do Quinto Constitucional:”Eu, mais do que ninguém, sei o que representa isso. Fui candidata, mas a eleição do Quinto Constitucional está sujeita a parâmetros diferentes da eleição da OAB. São eleições diferentes. E por esta razão, a advocacia deverá eleger os seis melhores nomes possíveis para o cargo de desembargador. A eleição da OAB será resolvida em outro momento.”

Tragetória de Maria Cristina Santiago, a Kiu

Além de ter ocupado a presidência do IBDFAM na Paraíba, em 2021, a advogada foi a primeira mulher a disputar a eleição da OAB Paraíba nos 90 anos de história da entidade.

desafios

Em 2022, ela foi nomeada para vaga de juíza eleitoral, categoria jurista, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. No mesmo ano, durante sessão do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ/PB), os desembargadores, escolheram a lista tríplice para a indicação de membro titular, na categoria jurista, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A vaga foi aberta pelo fim do biênio do juiz Arthur Fialho, que se encerrou em outubro deste ano.

Na ocasião, 17 nomes de advogados estiveram na disputa para formação da lista tríplice. A advogada Kiu obteve 14 votos e integrou a lista tríplice juntamente com os advogados Felipe Souto (14 votos) e Hermano Gadelha de Sá (11 votos).

Atualmente ocupa o cargo de Juíza eleitoral no TRE/PB.

Com esse apoio importante, Fábio Andrade fortalece sua candidatura, contando com a confiança e o respeito de uma figura influente como Maria Cristina Santiago, Kiu.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

BR-230 é interditada para serviço de detonação de rochas nesta sexta-feira em Campina Grande

2

Paraíba

Gasolina comum dispara e pode ser encontrada por até R$ 6,29 em João Pessoa, aponta Procon

3

Paraíba

Homem morre afogado em praia de Baía da Traição, Litoral Norte da Paraíba

4

Paraíba

Secretário da Fazenda afirma que itens da cesta básica são taxados em até 18% na Paraíba: “não existe taxação de 20%”

5

Paraíba

“Urgência”: juiz determina transferência imediata do médico Fernando Cunha Lima para a Paraíba