Paraíba

Ministério Público pede ao Tribunal de Justiça condenação do prefeito de Aguiar, que poderá perder direitos políticos

Caso o Tribunal acate o pedido do Ministério Público, Manoel Batista poderá ter seus direitos políticos suspensos e ficar inelegível por 5 anos.

Ministério Público pede ao TJ condenação do prefeito de Aguiar por improbidade administrativa

Ministério Público pede ao TJ condenação do prefeito de Aguiar por improbidade administrativa

O Ministério Público pediu ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), a condenação do prefeito de Aguiar, Manoel Batista Guedes, pela prática de ato de improbidade administrativa. Caso seja condenado, Guedes poderá perder os direitos políticos.

O pedido consta na ação judicial que a promotoria de Piancó move contra o prefeito. Na ação judicial, o Ministério Público acusa o gestor municipal de causar prejuízo aos cofres do município, quando do exercício do seu primeiro mandato de prefeito entre os anos de 2008 e 2012. Caso o Tribunal de Justiça acate o pedido do Ministério Público, Manoel Batista poderá ter seus direitos políticos suspensos e ficar inelegível por 5 anos.

Segundo a legislação, independente do ressarcimento integral do dano patrimonial, se efetivo, e das sanções penais comuns e de responsabilidade, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito a perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio.

Além disso, pode ocorrer  perda da função pública, suspensão dos direitos políticos até 12  anos, pagamento de multa civil equivalente ao valor do dano e proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de até doze anos.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Prefeitura de Aguiar gasta R$ 175 mil com dois shows para festa de ‘João Pedro’

2

Paraíba

Operação policial apreende armas de fogo e prende sete suspeitos de integrar facções criminosas em Patos

3

Paraíba

Polícia Civil prende homem com armas de fogo, munições e celulares sem nota fiscal em Juazeirinho

4

Paraíba

Especialista explica como ficou ‘lei das saidinhas’ após mudanças no governo Lula

5

Paraíba

João Pessoa tem oficina gratuita para ajudar contribuinte a declarar Imposto de Renda; veja como participar