Dados 📊☔️

Paraíba tem mais de 30 açudes ‘sangrando’, segundo relatório da AESA; confira lista

O açude que está percentualmente com o maior nível em relação a capacidade é o de Cachoeira da Vaca, em Cachoeira dos Índios.

acaua

Reservatórios na Paraíba voltam a registrar aumento no volume. (foto: ilustração/açude Acauã)

Ao menos 31 reservatórios monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) estão sangrando na Paraíba, de acordo com dados disponibilizados até este sábado (20).

Conforme apurou o ClickPB, os mananciais estão espalhados por todo o estado, sendo o que está percentualmente com o maior nível em relação a capacidade é o reservatório de Cachoeira da Vaca, em Cachoeiras dos Índios.

De acordo com dados da Aesa, o manancial de 339.156 m³ registrou neste sábado (20) um volume de 388.356 m³, ou seja, 114% acima da capacidade.

Em relação aos mananciais de médio porte, chama atenção a sangria da barragem de Araçagi, no Brejo do estado.

Mapa da AESA com dados sobre os mananciais.
Mapa da AESA com dados sobre os mananciais. (foto: reprodução)

Conforme apurou o ClickPB, a barragem tem capacidade para mais de 63 milhões de metros cúbicos e no útimo monitoramento feito pela Aesa, na sexta-feira (19), estava com 64.749.485 m³ (102% acima da capacidade).

De acordo com dados do órgão estadual, atualmente dos 135 reservatórios monitorados  31 estão sangrando, 69 estão em normalidade, 18 em observação e 17 ainda em situação crítica.

Três dos quatro maiores açudes da Paraíba ultrapassam 50%

Como trouxe o ClickPB em reportagem na última quarta-feira (17), três dos quatro maiores mananciais do estado estão com mais de 50% da capacidade.

O registro ocorre após meses de chuvas escassas.

LEIA MAIS: Três dos quatro maiores açudes da Paraíba ultrapassam 50% da capacidade seis anos após seca que provocou “deserto”

Argemiro Figueiredo (Acauã), Boqueirão (Epitácio Pessoa) e Coremas/Mãe D’Água. Juntos, estão acumulando 1.142.056.528 milhões de metros cúbicos, juntos.

LISTA DOS AÇUDES ‘SANGRANDO’ NA PARAÍBA:

Tabela de acordo com dados da AESA.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Cartaxo diz que escolha de Amanda Rodrigues como pré-candidata a vice traz fortalecimento das mulheres na gestão pública

2

Paraíba

Oficializada como pré-candidata a vice-prefeita, Amanda Rodrigues diz que vai compor chapa “com muito orgulho”

3

Paraíba

Amanda Rodrigues é confirmada como vice na chapa de Luciano Cartaxo

4

Paraíba

VÍDEOS: casa pega fogo e assusta moradores em Manaíra

5

Paraíba

TCE manda prefeitura da Paraíba suspender contratação de empresa de publicidade e multa prefeito