Eleições 2022

Paraíba já tem mais de 100 denúncias por propaganda irregular na campanha eleitoral; João Pessoa, Campina Grande e Catolé do Rocha lideram

Confirme levantamento do ClickPB, João Pessoa, Campina Grande, Catolé do Rocha e Santa Rita, lideram os registros das possíveis ilegalidades.

Paraíba já tem mais de 100 denúncias por propaganda irregular na campanha eleitoral; João Pessoa, Campina Grande e Catolé do Rocha lideram

Além de propaganda eleitoral irregular, também podem ser denunciados casos de compra de voto, uso da máquina pública para fins eleitorais, abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. — Foto:Reprodução

A Paraíba já registrou, até essa segunda-feira (5), um total de 107 denúncias de irregularidades na campanha eleitoral, em 21 municípios por meio do Pardal, aplicativo gratuito desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para receber denúncias da população sobre irregularidades durante a campanha. Confirme levantamento do ClickPB, João Pessoa, Campina Grande, Catolé do Rocha e Santa Rita, lideram os registros das possíveis ilegalidades.

Os municípios paraibanos que somam a maioria das denúncias no aplicativo são: Cabedelo (5); Campina Grande (20); Catolé do Rocha (11); João Pessoa (37), Santa Rita (10) e Rio Tinto (5). Araruna, Aroeiras, Bernardino Batista, Cajazeiras, Casserengue, Dona Inês, Duas Estradas, Ingá, Monteiro, Patos, Tavares e Sapé registram uma denúncia cada.

Entre as denúncias mais recorrentes estão a propaganda irregular, uso da máquina pública, doações e gastos eleitorais. Além de propaganda eleitoral irregular, também podem ser denunciados casos de compra de voto, uso da máquina pública para fins eleitorais, abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em smartphones e tablets nas lojas virtuais Apple Store e Google Play. O eleitor que quiser denunciar alguma prática ilegal nas Eleições 2022 pode fazer uma foto, gravar um vídeo ou áudio e enviar os arquivos para a Justiça Eleitoral, responsável pela análise da denúncia. Além disso, todo o processo é feito de forma sigilosa e confidencial, preservando a identidade do denunciante.

Confira a seguir a lista dos municípios com registro no Pardal:

ARARUNA 1
AROEIRAS 1
BERNARDINO BATISTA 1
CABEDELO 5
CAJAZEIRAS 1
CAMPINA GRANDE 20
CASSERENGUE 1
CATOLÉ DO ROCHA 11
CONDE 3
DONA INÊS 1
DUAS ESTRADAS 1
INGÁ 1
ITAPOROROCA 2
JOÃO PESSOA 36
MATARACA 2
MONTEIRO 1
PATOS 1
RIO TINTO 5
SANTA RITA 9
SAPÉ 1
TAVARES 1

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Prefeitura de Santa Rita vai torrar R$ 500 mil só com show de Bell Marques no São João

2

Paraíba

BMW fica destruída após capotar em trecho da BR-230, em Santa Rita; quatro pessoas ficaram feridas

3

Paraíba

Motorista perde controle, carro sai de pista e bate em poste na Grande João Pessoa

4

Paraíba

Pedras de Fogo desembolsa R$ 150 mil com show para festa de emancipação política

5

Paraíba

Prefeitura de Bananeiras age rapidamente e evita rompimento de açude no distrito de Roma