obras

Primeira etapa do Parque da Cidade deverá ser entregue em 2026, projeta Cícero Lucena

Conforme observou o ClickPB, o prazo para a conclusão da fase inicial do Parque é de um ano.

parque da cidade Cícero, stj, obras

Projeto do Parque da Cidade. (Foto: Secom-JP/Arquivo/Maquete 3D)

A primeira etapa das obras do Parque da Cidade, no terreno do antigo Aeroclube, em João Pessoa, deverá ser entregue em 2026, como projetou o prefeito Cícero Lucena em visita ao local nesta quinta-feira (26).

Conforme observou o ClickPB, o prazo para a conclusão da fase inicial do Parque é de um ano. Neste primeiro momento, serão realizadas obras de pavimentação, início da construção do estacionamento e a drenagem de três ruas próximas, que vão servir como entrada para o local.

Obras no Parque da Cidade, em João Pessoa. (Foto: Quel Valentim / Secom-JP)

O projeto completo do Parque deverá ser concluído em um prazo de dois a três anos, entre 2027 e 2028. Cícero Lucena também informou que está finalizando os projetos executivos, que foram apresentados pela construtora e estão sendo avaliados pela equipe técnica da prefeitura.

O prefeito destacou ainda que, o foco do momento, é acelerar os trabalhos e compensar o tempo em que a obra ficou paralisada por impasses judiciais e ambientais.

Obras no Parque da Cidade, em João Pessoa. (Foto: Quel Valentim / Secom-JP)

“Algumas obras já foram retomadas para que possamos cumprir o cronograma inicialmente previsto e compensar o tempo em que a obra ficou paralisada. Assim, poderemos entregar esse benefício à população de João Pessoa o mais rápido possível. As vias, o sistema viário, também já foram iniciados, o que vai possibilitar uma melhor mobilidade não só para quem vem ao parque, mas para todo o bairro e região”, projetou o prefeito.

Além do projeto viário – uma parte já executado, que ampliou faixas e criou uma rotatória na área externa – o Parque da Cidade também terá outros equipamentos, como três lagos, pistas de caminhada, teatro de arena, área administrativa, segurança, iluminação. Todos esses ambientes serão cercados por muita vegetação, com flora e fauna nativas.

“Também estamos com várias frentes nas ruas de acesso ao espaço. Estamos também começando uma praça, que dará acesso à entrada do parque e agora é uma sequência, que só tende a aumentar”, projetou o secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão.

Obras no Parque da Cidade, em João Pessoa. (Foto: Quel Valentim / Secom-JP)

O plantio de mais de duas mil árvores e o reflorestamento estão dentro do projeto, segundo informou o secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira.

“O ambiente de vivência da fauna local também, então a gente vê essa evolução acontecendo e a gente fica muito feliz. Só tem a ganhar o meio ambiente, a natureza, a vizinhança em toda a cidade de João Pessoa”, detalhou o secretário.

*Com Secom-JP

Série de impasses deixaram obra paralisada por quase um ano

Como trouxe o ClickPB, uma série de impasses judiciais e ambientais prejudicaram a obra, que ficou paralisada por quase um ano.

Os trabalhos no local foram interrompidos em junho de 2024, após decisão judicial decorrente de uma ação apresentada pelo Instituto Protecionista SOS Animais e Plantas, que demonstrou preocupação com uma laguna existente no local.

As obras haviam sido permitidas novamente no mês de novembro, pela juíza Ivanoska Maria Esperia Gomes dos Santos, da 6ª Vara de Fazenda Pública.

No início do mês de dezembro, juiz Inácio Jário Queiroz de Albuquerque, do gabinete do desembargador José Ricardo Porto, da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba, atendeu uma ação do Instituto  e voltou a suspender a obra. A prefeitura da Capital entrou com recurso para derrubar a decisão.

Em janeiro deste ano, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, rejeitou o recurso da prefeitura de João Pessoa contra a paralisação da obra.

Por fim, no último mês de maio, o desembargador José Ricardo Porto, do Tribunal de Justiça da Paraíba, decidiu liberar a continuidade das obras do Parque.

Leia mais no ClickPB

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

General admite ser autor de plano para matar Lula e Moraes

2

Paraíba

Pollyanna recebe secretários de trabalho de todo o Brasil na 145ª Assembleia do FONSET, na Paraíba

3

Paraíba

Bolsonaristas pedem “Fora Lula” e “Fora Moraes” com ‘buzinaço’ em João Pessoa

4

Paraíba

Eduardo Varandas comenta Título de Cidadã Pessoense para Michelle Bolsonaro: “Sangue de Jesus tem poderrrr! Socorro Deus!”

5

Paraíba

Colisão frontal entre duas motos, causa incêndio e deixa dois mortos em João Pessoa