Os moradores do Bairro de Jaguaribe vão cair no frevo e esbanjar animação no segundo dia de prévias do Carnaval Tradição, nesta sexta-feira (2), a partir das 18h. Desfilam pela Avenida Alberto de Brito, os Clubes de Orquestra Piratas de Jaguaribe, 25 Bichos, mais a Escola da Samba Resplendor, o Bloco Boi Vermelho e as tribos indígenas Tupinambá e Ubirajara.
As apresentações nos bairros têm por intuito valorizar a cultura nessas comunidades, além de estimular a criação de novas agremiações e blocos carnavalescos. Para Emilson Ribeiro, chefe da Divisão de Cultura Popular da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), as prévias despertam o interesse dos moradores dessas localidades, da população em geral e dos turistas em participar dos festejos. "Essas prévias são uma forma de arrastar o folião para as ruas e funcionam como uma mostra do que será a folia; o objetivo é levar a população a participar dessa grande festa, o Carnaval Tradição", afirmou.
Cada bairro poderá conferir as apresentações que acontecerão durante o Tradição, que acontece entre os dias 18 e 20 deste mês na Avenida Duarte da Silveira, Centro, sempre a partir das 18h. Estarão se exibindo 21 agremiações carnavalescas, entre tribos indígenas, orquestras de frevo e escolas de samba.
Clube de Orquestra Piratas do Jaguaribe (Jaguaribe) – Com as cores preto, branco, amarelo e vermelho, o Piratas de Jaguaribe coleciona vários títulos no Carnaval. A agremiação foi fundada em 05/02/1930 por um grupo de amigos da comunidade e tinha nos adereços e alegorias apenas o preto e o branco. Sua primeira sede ficava na Avenida Vera Cruz, naquele bairro.
Clube de Orquestra 25 Bichos (Jaguaribe) – O Vinte e Cinco Bichos nasceu em janeiro de 1946, numa reunião entre um grupo de amigos foliões daquela época, com o nome de A Bicharada e como bloco de máscaras. Teve marcha-oficial composta pelo poeta paraibano Manoel dos Anjos. Mesmo com todo esse fulgor, o clube desfilou apenas naquele ano, saindo de sua sede denominada A Selva e tomando as ruas de Jaguaribe e outros logradouros. O tempo passou e 29 aos depois, em janeiro de 1975, um novo grupo de amigos-foliões reorganizou o bloco e pôs na rua o Clube Carnavalesco Vinte e Cinco Bichos. Hoje, o Clube de Orquestra 25 Bichos desfila com um contingente médio de 30 componentes, além da banda que anima os foliões.
Escola de Samba Resplendor (São José) – O Grêmio Recreativo Escola de Samba Resplendor foi fundado no ano de 1993. A Resplendor atua em duas comunidades: a São José, onde nasceu, e Mandacaru, residência de grande parte dos Cardoso. Desde sua fundação, trabalha também com diversos projetos na linha de geração de cidadania e já conquistou duas vezes o terceiro lugar no desfile do Carnaval Tradição de João Pessoa. Sua sede fica na Rua Edmundo Filho, Quadra 02, Lote 23, São José.
Bloco Boi Vermelho (Jaguaribe) – A agremiação surgiu em 2005 com o intuito de promover a integração dos moradores, bem como valorizar a cultura e tradições do bairro. Através de consultas realizadas na própria comunidade resolveu-se que o evento seria de rua, sem cordão de isolamento, para que dessa forma todos pudessem participar com alegria e descontração. A sede do bloco fica localizada na Avenida Alberto de Brito, 242, em Jaguaribe.
Tribo Indígena Tupinambás (Mandacaru) – Fundada em 1936, a Tribo Indígena Tupinambás tem a finalidade de levar aos foliões paraibanos cultura e a alegria. Surgiu na Rua Celerina Paiva, em Mandacaru. Suas cores são vermelho, amarelo, verde e branco, tradição da tribo. Desde a criação foi campeã cinco vezes. Este ano se apresenta com as já tradicionais danças da Morte, do Índio e da Chuva, entre outras. A Tupinambás tem sede provisória na rua José Augusto Trindade, 42, Alto do Céu, Mandacaru.
Tribo Indígena Ubirajara (Rangel) – A Tribo Ubirajara foi fundada em 15/02/1952, na Rua São Gabriel, 206, no Rangel. Possui 19 títulos de Campeã do Carnaval, na condição de tribo infanto-juvenil. A partir de 1967, a Ubirajara passou a integrar também a categoria adulta (tribo indígena). Desde então, vem concorrendo e obtendo boas colocações no evento em João Pessoa. Nos anos de 1996 e 1997, não havendo julgamento no Carnaval de João Pessoa, continuou desfilando para marcar participação. A partir de 1998, a competição retornou à normalidade. Foi também quando a tribo conseguiu conquistar mais um primeiro lugar, o que se repetiu nos anos 1999 e 2000. Suas cores são amarelo, verde, branco e vermelho. A sua sede fica na Rua São Judas Tadeu, 256, no Rangel.
Secom – JP