Mais uma

Queda no FPM: prefeitura de Mamanguape anuncia cancelamento de festa, redução de salários e suspensão de novas nomeações

Conforme apurou o ClickPB, em decreto publicado ontem (02), a prefeitura de Mamanguape, no Litoral Norte do estado, oficializou a redução de salários do alto escalão, suspensão de nomeações ou gratificações e outras medidas.

Concurso da Prefeitura de Mamanguape, no Litoral Norte do estado, inscreve para 260 vagas.

Concurso da Prefeitura de Mamanguape, no Litoral Norte do estado, inscreve para 260 vagas. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Mais uma prefeitura da Paraíba resolveu anunciar medidas de ‘contenção de gastos’ alegando queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Conforme apurou o ClickPB, em decreto publicado ontem (02), a prefeitura de Mamanguape, no Litoral Norte do estado, oficializou a redução de salários do alto escalão, suspensão de novas nomeações e gratificações , além de outras medidas de corte de custos. 

O salário da prefeita, do vice-prefeito, do secretariado, do procurador-geral e da superintendente de trânsito foram reduzidos em 20%, segundo documento ao qual a reportagem teve acesso. A contratação remunerada de estagiários, por exemplo, também sofreu impacto e foi suspensa pela gestão de Mamanguape.

A festa de emancipação política da cidade, que havia expectativa de ocorrer no próximo dia 24, também foi suspensa. O anúncio do cancelamento da festa foi feito em uma publicação da prefeita do município, Eunice Pessoa (PSB), no fim da noite de ontem (02) nas redes sociais. “Não vamos ter a festa de emancipação da cidade por conta de despesas. Estamos tendo uma redução de receitas frequentemente. Então queria anunciar que nós não vamos ter festa esse ano”, cita a gestora no conteúdo ao qual o ClickPB teve acesso. 

LEIA MAIS: Com queda do FPM, Rio Tinto reduz salários, corta gratificações e suspende novas contratações

“Tivemos que reduzir o nosso próprio salário, do vice-prefeito e tantas outras contenções, como combustível, como alimentação, tudo o que pudemos conter para poder mantermos a máquina funcionando. Não é muito simples, não é muito fácil, mas eu peço que as pessoas entendam” cita ao longo do vídeo. 

Além da queda de repasses no FPM, Pessoa também citou no vídeo a queda na arrecadação de ICMS e “bloqueios de demandas judiciais”, oriundas, segundo Eunice, de gestões anteriores.

“Esperamos que o Governo Federal tome medidas satisfatórias que venha a sanar esses problemas para dar continuidade aquilo que a gente tanto gosta de fazer, que é fazer pela nossa cidade”, finalizou. 

Mamanguape é a principal cidade do Vale do Mamanguape, na região do Litoral Norte do estado. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) possuia em 2022 uma população de

| Confira vídeo da prefeita de Mamanguape anunciando suspensão de festa e outros cortes de despesas:

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

SENADO: João Azevêdo diz que projeto é seu “plano A” e que anúncio deve ser feito em breve

2

Paraíba

Menor preço da gasolina pode ser encontrado por R$ 5,94 em postos de João Pessoa; veja valor por bairro

3

Paraíba

Após críticas de Lula, Hugo Motta diz que vai “dialogar com todos em favor do Brasil”

4

Paraíba

Operação prende suspeitos de homicídios e apreende armas e munições no Vale do Mamanguape

5

Paraíba

Desembargadora Túlia Neves discorre sobre ‘misoginia no ambiente de trabalho’ em livro acadêmico