Crise Hídrica

Racionamento de água em Campina Grande pode durar ainda até 90 dias

O coordenador da Cagepa destacou que, tecnicamente, é impossível parar o racionamento agora

Racionamento de água em Campina Grande pode durar ainda até 90 dias

fotógrafo Iago Antunes capturou imagens e vídeos do momento em que a água se aproximava da bacia do açude — Foto:Iago Antunes

O gerente da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa) de Campina Grande estima que a suspensão do racionamento de água da cidade mesmo após a chegada das águas da transposição do rio São Francisco no açude Boqueirão, principal reservatório da região, deve acontecer entre 60 e 90 dias.

Ronaldo Meneses esclareceu que para o racionamento acabar, o açude de Epitácio Pessoa (Boqueirão) tem que atingir um volume de 33,850 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a 8,2% do volume total. Atualmente, o reservatório está apenas com 2,9% de sua capacidade de armazenamento. “É tecnicamente impossível suspender o racionamento agora”, avalia.

Contudo, atingir esse patamar de 8,2% vai depender da vazão de chegada das águas do São Francisco. “O sistema precisa, na sua normalidade, de 1,2 a 1,5 m³ por segundo. Se chegar a três ou quatro temos uma garantia de regularidade. Na média geral, levaremos ainda dois meses e meio a três meses para sair desse volume morto, com uma vazão de 4 a 5 metros cúbicos”, destacou.

Ronaldo confirmou também que a Cagepa foi autorizada a aumentar o tempo de água nas zonas 1 e 2, mas que é preciso ter cautela neste processo, destacando que o órgão vai decidir, junto com a Aesa, se esse aumento já pode ser iniciado este final de semana.

“O objetivo da ampliação é melhorar áreas, dentro das zonas, que tem uma dificuldade de abastecimento por conta da topografia. Tanto na zona 1 como na zona 2 há áreas que recebem água no tempo menor, como o bairro do Alto Branco, do Ligeiro, no distrito de Galante”, avalia Meneses.

Já na  zona 2, segundo ele, com o aumento, passará a ter água até o domingo pela manhã. Na zona 1, cujo início ocorre na madrugada da segunda, será antecipada para a tarde do domingo”, mas é preciso avaliar a chegada da água em Boqueirão e observar a vazão e ver se vale a pena começar nesta semana.

Com informações do Paraíba Online.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Pollyanna Dutra enfatiza importância do protagonismo feminino nos espaços de poder na Paraíba: “É necessário que as mulheres ocupem cargos sociais e políticos no Estado”

2

Paraíba

Prefeitura de Remígio vai gastar quase R$ 250 mil com shows na festa de aniversário da cidade

3

Paraíba

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

4

Paraíba

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista

5

Paraíba

Prefeitura de Alagoa Nova vai torrar quase R$ 600 mil em shows para Festa do Produtor Rural