Denúncia

TCE cobra Prefeitura de São José de Espinharas por irregularidade em licitação para limpeza e manutenção

O valor da licitação está estimado em R$ 698.027,63, eendo este valor o máximo aceitável pela administração, atendendo o disposto no edital.

TCE cobra Prefeitura de São José de Espinharas por irregularidade em licitação para limpeza e manutenção

Segundo a denuncia, a Tomada de Preços possui exigências que contrariam a Lei de Licitação — Foto:Paraíba Criativa

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) está cobrando explicações da prefeitura de São José de Espinharas sobre irregularidade detectadas pelo órgão em processo de licitação para contratação de serviços de limpeza urbana, pequenas construções, manutenção e reparo em geral em prédios, vias e praças públicas. 

Segundo apurou o ClickPB, o valor da licitação está estimado em R$ 698.027,63, sendo este valor o máximo aceitável pela administração, atendendo o disposto no edital.

Segundo a denuncia,  a Tomada de Preços possui exigências que contrariam a Lei de Licitação, pois restringem o caráter competitivo do certame. O Tribunal requereu a suspensão temporária do certame para a apuração das irregularidades e convocou a prefeitura para apresentar defesa.

Em seu relatório, o TCE explica que há a exigência de que as empresas licitantes comprovem o registro do CREA, no qual conste, cumulativamente, como responsáveis técnicos, engenheiro florestal ou agrônomo e engenheiro civil, restringindo o caráter competitivo do certame. 

O item 8.5.1 do edital também exige Engenheiro Florestal ou Agrônomo, sem que haja parcela relevante que justifique, pois os serviços associados totalizam apenas 4% da contratação. Além disso, o item 8.5.5 do edital exige licença ambiental de operação com requisito de habilitação, limitando a participação de licitantes na fase de habilitação. 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Prefeito de Barra de Santa Rosa nega apoio a Efraim Filho após publicação de senador

2

Paraíba

Secretário da Fazenda classifica tarifaço de Trump como “imperialista” e revela cálculo de impacto na Paraíba

3

Paraíba

Pesquisa aponta João Azevêdo como líder na disputa para o Senado seguido por Veneziano e Pedro Cunha Lima

4

Paraíba

Dinho faz apelo para que vereadores evitem embates políticos e foquem em pautas administrativas no 2º semestre

5

Paraíba

Nova pesquisa mostra Cícero com 22,9%, Pedro Cunha Lima com 11,8% e Adriano Galdino com 8,6% na disputa pelo Governo em 2026