Consumidor

Vasilhames de água de 20 litros terão novos selos fiscais para evitar falsificação na Paraíba

A criação do selo fiscal, que se tornou obrigatória para os vasilhames de 20 litros desde 2010, traz segurança para o consumidor.

Vasilhames de água de 20 litros terão novos selos fiscais para evitar falsificação na Paraíba

As envasadoras terão um prazo até o dia 31 de julho para utilizarem o estoque de selos existentes. — Foto:reprodução

A partir de 1º de maio deste ano, vasilhames de 20 litros de água mineral, água adicionada de sais e água natural, que serão comercializados na Paraíba, terão novos selos fiscais para dificultar a falsificação e garantir ao consumidor a procedência do produto. De acordo com o decreto, publicado pelo Governo do Estado no Diário Oficial, os selos com as novas características técnicas, antes de serem comercializados, passarão pela aprovação da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), por meio da Gerência Operacional da Substituição Tributária e do Comércio Exterior (Gostex) da Sefaz-PB.

Segundo a auditora fiscal Adriana Macedo, que atua na equipe da Gerência Operacional da Substituição Tributária e do Comércio Exterior  (Gostex) da Sefaz-PB, a criação do selo fiscal, que se tornou obrigatória para os vasilhames de 20 litros desde 2010, traz segurança para o consumidor.

“É necessário que a população esteja atenta à presença do selo no vasilhame de 20 litros e também ao tipo de água que está adquirindo, pois existem três tipos. O novo decreto, além de trazer mais itens de segurança em relação ao anterior, como fundo numismático, semelhante ao dinheiro, impressão de texto visível apenas à luz ultravioleta, alterou a cor das tarjas na lateral direita do selo: a tarja azul será utilizada quando o produto for água mineral; a tarja vermelha para a água adicionada de sais e a tarja cinza para a água natural. O selo terá ainda uma massa raspável, a conhecida raspadinha, em forma de um vasilhame, que trará um código de validação para garantir a procedência da água. O selo possui ainda uma numeração que servirá para o consumidor efetuar a consulta no portal da Sefaz-PB e conferir qual é a envasadora que está comercializando aquele vasilhame de água”, detalhou.

Ela acrescentou que as envasadoras terão um prazo até o dia 31 de julho para utilizarem o estoque de selos existentes. “A partir de então, somente poderão ser vendidos os vasilhames com os selos no novo formato com as novas características técnicas exigidas, conforme previsto no decreto 41.170, publicado no Diário Oficial do Estado nesta última quinta-feira (15)”, finalizou. 

Confira o novo selo:

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Emocionado, prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, recebe título de cidadão pessoense: “sempre me senti muito acolhido aqui”

2

Paraíba

Kamylinha diz que Hytalo é como um pai, nega que ele explora crianças, relata ofensa de colega e medo de voltar à escola

3

Paraíba

Hytalo e marido deixam cadeia no interior de São Paulo chorando e são transferidos para presídio na capital paulista

4

Paraíba

Sem dinheiro: DNIT diz que radares foram desativados na Paraíba e em outros estados por causa de “ajustes orçamentários”

5

Paraíba

Igreja da Guia segue interditada após deslizamento de barreira em Lucena; Bombeiros e Defesa Civil fazem vistoria