Ação civil pública

Vereadores e população de Areia comemoram decisão judicial para reabertura de escolas

Um mutirão da limpeza será realizado pelos pais dos alunos para organizar as escolas que estavam fechadas.

Vereadores e população de Areia comemoram decisão judicial para reabertura de escolas

Três escolas públicas serão reabertas após decisão judicial — Foto:Reprodução

A juíza Alessandra Varadas determinou nesta segunda-feira (21), a reabertura de três escolas municipais situadas na zona rural do município de Areia, no Brejo do Estado. A magistrada atendeu a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público contra a Prefeitura de Areia, contra o fechamento de mais de dez escolas em menos de um ano no município. 

A decisão que só foi divulgada ontem (22), foi comemorada pelos vereadores e pela sociedade, que ficou comovida com a  notícia do recomeço das aulas na comunidade. Um mutirão da limpeza será realizado pelos pais dos alunos para organizar as escolas que estavam fechadas.

As escolas que deverão ser reabertas pela ordem judicial são: Maria Emília Maracajá, Severino Sérgio e Nossa Senhora de Fátima. Na decisão, a juíza disse que a Prefeitura deverá custear as unidades para o pleno funcionamento delas. As matrículas devem ser realizadas a partir desta quarta-feira (23), até o dia 30 de maio.

Apesar da decisão judicial, a Prefeitura designou apenas uma professora para atender a 50 crianças da Escola Maria Emília Maracajá.

O promotor de Justiça de Areia Newton da Silva Chagas, responsável pela ação, disse que a situação dos estudantes deveria ser resolvida imediatamente.  Antes de entrar com a ação, no dia 6 de março, o promotor havia expedido um documento à prefeitura, solicitando uma série de informações sobre o fechamento e recomendando a reabertura da Escola Maria Emília Maracajá e também que o município se abstivesse de cancelar qualquer benefício dos estudantes, até que a situação fosse resolvida administrativa ou judicialmente. Entretanto, segundo o MP, a documentação não teria sido enviada.

A prefeitura alegou que o fechamento das escolas fez parte de um processo da Secretaria Municipal de Educação para acabar com o sistema de ensino multiseriado. A Promotoria de Justiça de Areia apurou que o gestor não seguiu a Lei de Diretrizes de Bases (LDB) e não avaliou os impactos das mudanças para os estudantes, nem ouviu as comunidades.

A luta para a reabertura das unidades começou há quatro meses, quando a  Maria Emília Maracajá foi fechada depois de mais de 30 anos de funcionamento. Houve uma mobilização por parte dos pais que não concordaram que seus filhos fossem estudar em outras localidades perdendo assim a identidade rural. Movimentos sociais e sociedade civil apoio a luta dos pais e se juntaram ao grupo.

Começava assim uma intensa batalha. Os pais se reuniram e construíram uma escola improvisada feita de lona e pedaços de bambus. Professores se prontificaram a ajudar as crianças e deram aula em condições subumanas e sem receber por isso. A atitude ganhou adesões e projeções na mídia sendo tema de uma reportagem especial da renomada nacional Revista Carta Capital, feita pelos jornalistas Joelma Alves e Hyldo Pereira.

Os vereadores Ana Paula e Duca da Jussara, Junior da Xerox e Edvaldo Vigilante, presidente da Câmara, abraçaram a causa e iniciaram uma série de discussões para resolver o problema e reabrir as unidades. Foram várias audiências públicas, encontros, reuniões e até a vinda da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara Federal a Areia.

“Não poderíamos de compactuar com um desmando desse na nossa educação. Em pouco mais de um ano, mais de dez escolas foram fechadas na zona rural sob a justificativa de acabar com o ensino multiseriado. As crianças da zona rural têm uma identidade própria, uma cultura. A Câmara de Vereadores deu total apoio a essa luta para a reabertura e conseguimos. Uma vitória de todos que abraçaram essa causa”, falou o vereador Edvaldo Vigilante.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Agevisa determina apreensão de todos os cigarros eletrônicos vendidos e em uso, na Paraíba

2

Paraíba

Paraibano Herman Benjamim é eleito presidente do Superior Tribunal de Justiça; mandato vai até 2026

3

Paraíba

Inmet emite alerta de chuvas intensas para Cajazeiras e outros 54 municípios da Paraíba

4

Paraíba

Ministério Público vai investigar supostos casos de racismo religioso praticados por motoristas de aplicativo em João Pessoa

5

Paraíba

Deputado Júnior Araújo diz que é alvo de perseguição em Cajazeiras e revela suposta lista de demissões