Investigação

Polícia detecta atuação de envolvidos na Operação Gabarito na PB em fraudes no concurso do TJPE

Em sua 4ª fase, a Operação Gabarito já conseguiu analisar mais de 15.000 arquivos digitais de suspeitos da organização criminosa

Polícia detecta atuação de envolvidos na Operação Gabarito na PB em fraudes no concurso do TJPE

Thiago Leão foi preso pela primeira vez em 2015, pela Polícia Civil de PE fraudando o concurso para a Guarda Municipal - Operação Mercdor — Foto:Divulgação-PC

A Delegacia de Defraudações e Falsificações da Paraíba (DDF/PB) já tem provas concretas de atuação de membros de uma suposta organização criminosa especializada em fraudar concursos públicos. Um dos líderes da organização, Flávio Borges, está sendo acusado de fraudar o concurso do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Ele foi flagrado enviando mensagens através do Whatsapp para outro suspeito, também daquele estado, ainda em liberdade.

Em sua 4ª fase, a Operação Gabarito já conseguiu analisar mais de 15.000 arquivos digitais de suspeitos da organização criminosa.

A operação já identificou, por exemplo, mais de 100 concursos fraudados pela organização criminosa. As diligências atuais permitiram identificar 40 membros da organização criminosa, que atuam em diversos estados do Brasil e mais de 200 candidatos beneficiados pelo esquema.

A Polícia Civil da Paraíba informa estar adotando todas as medidas cabíveis para a exclusão dos beneficiados em todos os concursos identificados e para a prisão dos membros da organização que continuam em liberdade.

Em Pernambuco, os candidatos foram às ruas pedir a anulação do concurso do TJPE. Pelas redes sociais, candidatos reclamaram da falta de rigidez nos locais de provas, comentando que detectores de metais só eram utilizados nas idas ao banheiro e que os fiscais não checavam se as bolsas com celulares estavam fechadas

A partir das conversas pelo Whatsapp, foram identificadas fraudes nos concursos públicos do TJPE, além do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Nas capturas de tela, é notável a confiança dos suspeitos de fraudes nos concursos na impunidade. “Dessa vez é praticamente impossível dá (sic) errado”, afrma um deles.

Confira abaixo os prints de conversas entre Flávio Borges e outro membro da organização, que foram divulgados pela Polícia Civil. 


  

COMPARTILHE

Bombando em Notícias Policiais

1

Notícias Policiais

Homem é assassinado a tiros no Shopping Pátio Altiplano, em João Pessoa

2

Notícias Policiais

Homens são sequestrados e torturados, um é morto a tiros e outro foge, em Cabedelo

3

Notícias Policiais

Defesa diz que provará inocência de médico preso suspeito de agressão na Paraíba e alega que ex-esposa mentiu por “vingança”

4

Notícias Policiais

Homem é morto a tiros próximo ao Terminal de Integração do Bessa

5

Notícias Policiais

Operação Semana Santa reforça segurança pública com 7 mil profissionais em toda a Paraíba