O secretário de Segurança, Eitel Santiago de Brito Pereira, apresentou à imprensa no final da tarde dessa quarta-feira (10), os integrantes de uma quadrilha especializada em tráfico de drogas, desbaratada pela Polícia Civil. A operação foi deflagrada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da capital, junto com a Gerência de Inteligência da Polícia Civil (GINTEL), em parceria com o Grupo de Operações Especiais (GOE). De posse de mandados de prisão expedidos pela Justiça, os policiais prenderam cinco pessoas e detectaram que outros dois estavam trazendo um carregamento de droga do interior de Pernambuco, para ser vendida na capital paraibana.
Os traficantes que traziam a droga de Pernambuco deveriam ser seguidos até serem presos quando entrassem na Paraíba. No entanto, de acordo com os analistas da GINTEL, essa operação poderia alertar os acusados que poderiam fugir. Diante disso, os civis pediram apoio à Polícia Rodoviária Federal, informando sobre a passagem do veículo com a droga pelo posto da saída de Recife. José Erinaldo da Silva Costa, de 28 anos e Cosmo Manuel de Oliveira Silva, de 35, foram presos e levados para a delegacia da cidade de Moreno, onde foram autuados em flagrante.
Os acusados vinham transportando a droga em uma caminhonete Silverado, que tinha sido comprada por Alex, chefe do bando, com a finalidade exclusiva de fazer o transporte de maconha. O veículo estava adaptado para o tráfico, contendo vários fundos falsos em sua carroceria. De acordo com o delegado Walter, titular da DRE, José Erinaldo e Cosmo receberam mil reais cada, para fazer o transporte da droga.
Os outros presos são: Alex Alexandre de Lucena, 31 anos, José Ricardo Silva, de 31 e Ivanildo Lira, de 33, presos em Cabedelo, Cristiam de Moura Alves, de 32, preso no conjunto José Américo e Ivan Soares da Silva, de 39, preso no Ernesto Geisel. Eles foram levados para a sede do GOE, onde serão ouvidos e indiciados. Com os acusados foram apreendidas várias armas, munições, assessórios para preparo de drogas e certa quantidade de tóxico. Os presos deverão ser apresentados à imprensa nessa quarta-feira.
Segundo o secretário de Segurança, Eitel Santiago de Brito Pereira, somente nos oito meses de sua gestão à frente da pasta, a polícia superou o total de apreensão de drogas de todo o ano de 2006. Em duas ações, incluindo a de hoje, foram 460Kg de maconha apreendidos. “Isso é fruto de uma nova organização que estamos dando às delegacias especiais e ao serviço de inteligência da Polícia Civil”, afirmou Eitel.
Assessoria