Líder do PSDB

Cássio Cunha Lima entra com representação criminal contra Dilma

Tucano afirma que presidente cometeu crime de corrupção em nomeação de Lula para o cargo de ministro-chefe da Casa Civil

Cássio Cunha Lima entra com representação criminal contra Dilma

Cássio também pede investigação policial — Foto:IG

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), líder do partido no Senado, entrou nesta segunda-feira (11) com uma representação criminal na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a presidente Dilma Rousseff.

O senador alega que Dilma praticou crime de corrupção passiva privilegiada ao tentar nomear o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro-chefe da Casa Civil. Cunha Lima quer ainda que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, faça uma investigação policial com o objetivo de apurar a materialidade e a autoria dos fatos.

“O ato de nomeação praticado pela presidente Dilma demonstra a nítida intenção de beneficiar o ex-presidente Lula. Ela comete infração de seu dever funcional ao não observar e zelar pelos princípios constitucionais da moralidade, da impessoalidade e de atentar contra o livre exercício do Poder Judiciário”, afirmou o senador.

Na semana passada, Janot mudou o seu entendimento em relação à nomeação de Lula e pediu para que o Supremo Tribunal Federal (STF) anulasse a posse do ex-presidente. O procurador-geral da República argumentou que houve desvio de finalidade na nomeação de Lula, e, se a posse for aceita pelo plenário do Supremo, poderia embasar uma futura investigação de tentativa de obstrução da Justiça por parte de Dilma.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Haddad defende alta do IOF e cobra corte de gastos dos três poderes para cumprir meta fiscal

2

Política

Vice-governador Lucas Ribeiro dialoga com estudantes que vivenciaram intercâmbio na China pelo Conexão Mundo e celebra novo edital

3

Política

Eleições em pauta? Nabor Wanderley se reúne com João Azevêdo na Granja Santana

4

Política

Ministro dos Transportes visita Campina Grande nesta sexta-feira e participa de lançamento das obras do VLT

5

Política

Mulheres na política: em diálogo com Dora Pires sobre 2026, Pollyanna recebe reforço do seu nome para a Câmara