Água

Governo vai implantar medidores da Cagepa em todas as unidades consumidoras para reduzir perdas

O índice de perda registrado na Paraíba é de 38%. Já na região, o índice de perda é de 46%, segundo informou o governador João Azevêdo,

Governo vai implantar medidores da Cagepa em todas as unidades consumidoras para reduzir perdas

O índice de perdas que a Cagepa registra é feito com base no que a companhia não consegue faturar, apesar de ter produzido — Foto:Reprodução

Para reduzir os índices de perda registrados pela Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), o Governo pretende implantar medidores em todas as unidades consumidoras do estado. De acordo com explicação do governador João Azevêdo, “os vazamentos acontecem, os problemas na tubulação acontecem, entretanto essa perda não é totalmente de vazamento, não é água que esta indo pro ralo, literalmente. É importante entender que a gente considera perda a diferença entre aquilo que é produzido e aquilo que é efetivamente faturado pela empresa”.

João Azevêdo ressaltou que existe um conjunto de unidades consumidores sem hidrômetro. Isso significa que nestes locais é cobrada a taxa mínima, mesmo sem a garantia de uso. “Se você não tem hidrômetro em casa, pode estar consumindo abaixo da taxa mínima ou acima”, apontou o governador.

O índice de perda registrado na Paraíba é de 38%. Já na região, o índice de perda é de 46%, segundo informou o governador.

Para reduzir o índice de perdas no estado, o governador aponta que pretende “colocar hidrômetros em todas as casas. Isso requer investimento muito grande porque o hidrômetro com cinco ou seis anos já apresenta problema de medição”.

“Implantando tecnologias e ampliando a medição, é que nós vamos fazer com que essa redução seja significativa”, destacou o governador completando ainda com a informação de que “existem sistemas, tubulações antigas, com 20, 30 anos, que precisam ser atualizadas a cada ano que passa essas redes, para evitar vazamentos”.

O índice de perdas que a Cagepa registra é feito com base no que a companhia não consegue faturar, apesar de ter produzido. Seja por meio de vazamentos, problemas na tubulação, mas também a ausência de cobranças.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Prefeitura de Campina Grande entrega duas toneladas de peixes em na comunidade do Jeremias

2

Política

Luiz Couto uso a tribuna da Câmara para fazer campanha pela pré-candidatura de Luciano Cartaxo em João Pessoa

3

Política

“Não faço comentário sobre o que não ouvi”, diz João Azevêdo após Adriano Galdino reclamar de falta de reconhecimento

4

Política

Adriano Galdino reclama e diz que João Azevêdo não dá importância para sua atuação na Assembleia: “deveria ter mais reconhecimento”

5

Política

Irmãos Brazão, suspeitos de mandar matar vereadora, são transferidos de Brasília