No Varadouro

Prefeitura de JP entrega obra de revitalização da Praça da Pedra nesta sexta

Prefeito de JP entrega obra de revitalização da Praça da Pedra nesta sexta

 prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo entrega nesta sexta-feira (06), a partir das 07hs as obras de revitalização da Praça da Pedra, no Varadouro. A ação faz parte da política de recuperação das praças da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em conjunto com a política de preservação e revitalização do Centro Histórico.  “Nosso objetivo com essas obras é fazer com que o Centro Histórico da Capital volte a fazer parte do dia-a-dia do pessoense”, disse o prefeito.

Ao todo, foram investidos R$ 55 mil em recuperação e manutenção. O espaço também foi ampliado em mais de 80 metros, deixando o equipamento com um total de 531,10 metros quadrados. Para o secretário de Desenvolvimento Urbano, Assis Freire, a obra resgata o valor histórico e cultural da cidade. “Há 20 anos a Praça da Pedra não recebia qualquer manutenção, mesmo com o grande valor histórico do local. O prefeito Luciano Cartaxo foi sensível com a população do Varadouro revitalizando uma obra tão importante para o Centro Histórico”, afirmou.

A ordem de serviço para restauração da Praça da Pedra foi assinada pelo prefeito Luciano Cartaxo no dia 8 de outubro de 2013. Na oportunidade também foi autorizado à reativação dos trabalhos de arqueologia em oito casarões do Centro Histórico e as margens do Rio Sanhauá.

História – A Praça da Pedra está localizada entre as ruas da República, São Miguel e Maciel Pinheiro, sentido Ponte Sanhauá e Centro da Capital. No centro encontra-se uma pedra monolítica que pesa 2 quilos e foi trazida do município de Bananeiras para homenagear o presidente Epitácio Pessoa, que ao viajar para a cidade do Brejo (localizada a 94,49 quilômetros da Capital), parou porque o veículo que o conduzia apresentou defeito. E para abrigar-se do sol, reconheceu-se a sombra do monolítico de pedra.

O historiador e fotografo Arion Farias afirma que a pedra foi trazida de trem no início da década de 30 e foi conduzida nos braços de mais de mil pessoas que a arrastaram da Ponte do Rio Sanhauá até local em que se encontra até os dias atuais. Já os historiadores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) apresentam a versão de que o monolítico de pedra foi trazido do município de Espírito Santo para o presidente Epitácio Pessoa.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Pollyanna enaltece gestão de João, destaca avanços em empregabilidade e segurança alimentar e projeta cenário político para 2026

2

Política

Efraim Filho confirma a pré-candidatura ao Governo do Estado e aponta o outubro como prazo máximo para definição de chapas

3

Política

Hugo Motta declara que decisão de Moares sobre IOF está em sintonia com maioria da Câmara: “evita aumento”

4

Política

Alexandre de Moares suspende atos do Governo e decisão do Congresso sobre IOF

5

Política

Cícero Lucena diz que não vai recuar pré-candidatura para Lucas ou Galdino sem argumentos e pede critérios para escolha da base