Em Cabedelo

Relator diz que comissão de impeachment de Leto vai cumprir ordem do STF e fazer sessões de portas abertas

O ministro determinou o afastamento do sigilo da oitiva das testemunhas no processo de pedido de impedimento do gestor preso e afastado do cargo pela Operação Xeque-Mate, da Polícia Federal.

Relator diz que comissão de impeachment de Leto vai cumprir ordem do STF e fazer sessões de portas abertas

Jonas Pequeno disse que a comissão vai atender à determinação do ministro, mas temendo pela segurança — Foto:Reprodução

O relator da comissão de impeachment do prefeito Leto Viana, o vereador Jonas Pequeno, disse ao ClickPB que a comissão vai atender à determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, mas temendo pela segurança das testemunhas e dos próprios vereadores.

O ministro determinou o afastamento do sigilo da oitiva das testemunhas no processo de pedido de impedimento do gestor preso e afastado do cargo pela Operação Xeque-Mate, da Polícia Federal. O STF entendeu, assim como os reclamantes, que a sessão precisa ser aberta pois trata de assunto de interesse público.

Jonas Pequeno disse ao ClickPB que foram enviados pela Câmara ofícios à Guarda Municipal e à Polícia Militar para o reforço na segurança da Casa Legislativa durante as sessões de oitiva com as testemunhas do processo de pedido de impeachment. Segundo Jonas, não houve reforço, como solicitado.

Saiba mais

STF manda Câmara de Cabedelo afastar sigilo da oitiva com testemunhas do processo de impeachment de Leto

Pedido de impeachment de Leto Viana se arrasta até depois das eleições e comissão mantém sigilo sobre testemunhas

O ClickPB tentou contato com Guarda Municipal de Cabedelo e a 6ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) para saber se as instituições receberam os ofícios, mas as ligações não foram atendidas.

Ainda segundo o relator Jonas Pequeno, a comissão vai fazer as sessões com portas abertas a partir da próxima segunda-feira (24) e deve ouvir três testemunhas por sessão para adiantar o andamento dos trabalhos. Antes, apenas uma testemunha era ouvida por sessão.

O presidente do PSOL em Cabedelo, Marcos Patrício, comemorou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele disse ao ClickPB que recorreu ao STF após a Justiça na Paraíba negar o pedido de retirada do sigilo. Ainda segundo Marcos Patrício, é estranho a comissão precisar de tanto tempo para julgar o pedido de impeachment e fez comparação com a duração dos processos de impeachment de Dilma e de Collor, que foram menores do que o prazo usado em Cabedelo.

A Reclamação junto ao STF foi feita pelo PSOL e por mais cinco partidos, além de oito entidades de Cabedelo. Foi o PSOL em Cabedelo que entrou com o pedido de impeachment de Leto Viana, detido na Operação Xeque-Mate, da Polícia Federal. Essa operação investiga o gestor, a primeira dama e vereadora, Jacqueline Monteiro, além de outros vereadores e servidores municipais por corrupção envolvendo dinheiro público do município. O vice-prefeito Flávio de Oliveira também estava sendo investigado, mas morreu no mês de julho, vítima de infarto.

O Click não conseguiu falar com o presidente da comissão de impeachment, Evilásio Cavalcanti, sobre a decisão do STF e os trabalhos na Câmara.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Prefeitura de Alagoinha vai gastar R$ 280 mil com shows de Zezo e Chicão dos Teclados para o São João

2

Política

Tribunal nega pedido de habeas corpus criminal do prefeito de São José do Sabugi, Segundo Domiciano

3

Política

“Nas conversas ele diz que é candidato”, revela Eva Gouveia sobre Romero se candidatar a prefeito

4

Política

TCE prorroga prazo para prefeituras enviarem balancetes de março após problema em sistema

5

Política

João Azevêdo lança calendário 2024 das audiências do Orçamento Democrático Estadual; confira as datas