Economia

Senado pode votar hoje projeto que amplia número de deputados federais

Vagas passariam de 513 para 531 em razão do aumento da população.

Senado pode votar hoje projeto que amplia número de deputados federais

O Senado pode votar nesta quarta-feira (25) projeto de lei que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais. A proposta, de autoria da deputada Dani Cunha, do União do Rio de Janeiro, foi aprovada na Câmara, no início de maio.

E o Supremo Tribunal Federal deu prazo até 30 de junho para que o Congresso vote a mudança na composição das bancadas estaduais na Câmara, para atualizar a distribuição de vagas por estado, de forma que sejam proporcionais à população de cada um.

Para garantir que alguns estados não tivessem redução no número de deputados e evitar perda de recursos e prejuízo à população, o relator do projeto na Câmara, deputado Damião Feliciano, do União da Paraíba, manteve o tamanho das bancadas.

Ou seja, no texto aprovado, nenhum Estado vai perder deputados; e nove deles ganharão entre um e quatro cadeiras. São eles: Amazonas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

A Constituição estabelece também que nenhuma unidade da Federação pode ter menos de oito representantes e que o estado mais populoso, no caso São Paulo, deverá ter, no máximo, 70 cadeiras.

O senador Marcelo Castro, do MDB do Piauí, é o relator do projeto no Senado, mas ainda não divulgou seu parecer. Caso aprovado também no Senado, as mudanças passam a valer já a partir das próximas eleições, em 2026.

Essa atualização na composição da Câmara não é feita desde 1994, quando foi considerado o Censo de 1985.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Lula assina PL antifacção; texto foca em asfixiar dinheiro do crime

2

Política

Hugo Motta defende união do Republicanos em torno de Lucas Ribeiro

3

Política

George Morais cobra ‘desembarque’ de Cícero Lucena da base de João Azevêdo

4

Política

Guga Pet pede exoneração do cargo de secretário em João Pessoa e deve retornar à Câmara de Vereadores

5

Política

Energisa é condenada a ressarcir consumidores de energia solar na Paraíba