Campanha

TRE multa Lula e Boulos por ato em 1º de maio em São Paulo

O juiz eleitoral Paulo Eduardo de Almeida Sorci escreveu que, “no que esse refere à conduta do representado Luiz Inácio, resta inquestionável a prática do ilícito eleitoral”.

Guilherme Boulos, Candidato, Deputado,

Boulos é candidato em São Paulo (Foto: reprodução)

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) multou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em R$ 20 mil e o pré-candidato do PSOL à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, em R$ 15 mil por propaganda eleitoral antecipada em ato do Dia do Trabalhador realizado no estacionamento do estádio do Corinthians, em 1º de maio.

O juiz eleitoral Paulo Eduardo de Almeida Sorci escreveu que, “no que esse refere à conduta do representado Luiz Inácio, resta inquestionável a prática do ilícito eleitoral”.

“Está configurada a propaganda eleitoral antecipada pelo pedido explícito de voto. Veja-se que do discurso do referido representado há menção expressa de pedido de voto ao público presente na Neo Química Arena, como “(…) se vocês votarem no Boulos para prefeito de São Paulo(…)”, “(…) tem que votar no Boulos para prefeito de São Paulo (…)”, ressaltou o juiz.

“Quanto à conduta de Guilherme Boulos, também não há como afastar seu caráter ilícito, apenas atenuar sua responsabilização”, disse Sorci na decisão, o que levou a diferenciar os valores das respectivas multas.

“Evidentemente que, por uma questão de respeito e de elegância, ele não tomaria das mãos do representado Luiz Inácio o microfone, tampouco lhe interromperia de forma abrupta a fala, mas com o traquejo inerente dos políticos profissionais, de carreira, uma intervenção discreta, sutil, poderia ter sim sido realizada, de forma a amenizar aquela conduta que ambos, pela experiência que têm, sabiam irregular, mas assumiram o que se chama popularmente de “risco calculado”, afirma o juiz.

Procurada pela CNN,  apré-campanha de Guilherme Boulos informou que “irá recorrer da decisão do TRE-SP”.

“O prefeito Ricardo Nunes, ele sim, tem usado a máquina pública para promoção pessoal”, complementa a nota.

Procurado, o Palácio do Planalto ainda não se manifestou.

CNN

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Ministério da Saúde entrega novas ambulâncias do SAMU para 12 cidades da Paraíba

2

Política

Vereador Raoni Mendes defende que transporte público é prioridade e que não há espaço para flexibilização das faixas exclusivas

3

Política

Fábio Lopes afirma que decisão de tornar Bolsonaro réu é política e classifica processo como “teatro”

4

Política

Vereador Carlão Pelo Bem apresenta projeto para flexibilizar uso das faixas de ônibus para transporte privado

5

Política

Marcos Henriques prevê que Bolsonaro será condenado no STJ pela “materialidade dos fatos”