Santo Guerreiro

Primeira procissão de São Jorge é realizada nesta quarta-feira no Valentina

“Aquele que luta contra o mal, um santo guerreiro”, foi como monsenhor Ednaldo Araújo, definiu o santo São Jorge.

Primeira procissão de São Jorge é realizada nesta quarta-feira no Valentina

“Aquele que luta contra o mal, um santo guerreiro”, foi como monsenhor Ednaldo Araújo, definiu São Jorge. Nesta quarta-feira (23), a expectativa é que mais de duzentos fiéis, acompanhem a primeira procissão e missa alusiva ao santo no conjunto Parque do Sol, bairro do Valentina em João Pessoa.

Em aproximadamente seis meses a primeira igreja de São Jorge na Paraíba estará construída, segundo o monsenhor. A celebração vai começar às 19h com uma procissão pela Rua Via do Sol, principal da comunidade Parque do Sol. A homenagem religiosa termina com uma missa no final desta rua, onde a igreja está sendo construída.  

História do Santo

São Jorge (275 – 23 de abril de 303) foi, de acordo com a tradição, um padre e soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão. Na hagiografia, São Jorge é um dos santos mais venerados no catolicismo (tanto na Igreja Católica Romana e na Igreja Ortodoxa como também na Comunhão Anglicana). Também é venerado em diversos cultos das religiões afro-brasileiras, onde é sincretizado na forma de Ogum.

Ícone de São Jorge

É imortalizado no conto em que mata o dragão e também é um dos Catorze santos auxiliares. Considerado como um dos mais proeminentes santos militares, sua memória é celebrada dia 23 de abril como também em 3 de novembro, quando, por toda parte, se comemora a reconstrução da igreja dedicada a ele na Lida (Israel), onde se encontram suas relíquias, erguida a mando do imperador romano Constantino I.

 
É o santo padroeiro em diversas partes do mundo: Inglaterra, Portugal (santo secundário), Geórgia, Catalunha, Lituânia, Sérvia, Montenegro, Etiópia, das cidades de Londres, Barcelona, Génova, Reggio di Calabria, Ferrara, Friburgo em Brisgóvia, Moscou e Beirute, extra-oficialmente, da cidade do Rio de Janeiro (título oficialmente atribuído a São Sebastião) e da cidade de São Jorge dos Ilhéus, além de ser padroeiro dos escoteiros, e da Cavalaria do Exército Brasileiro. Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte. Apesar de sua história se basear em documentos lendários e apócrifos (decreto gelasiano do século VI), a devoção a São Jorge se espalhou por todo o mundo.

 

COMPARTILHE

Bombando em Religião

1

Religião

Padre Sandro Santos aconselha respirar e criar rotinas que sustentam a paz interior

2

Religião

Padre Sandro Santos reflete sobre redefinição de prioridades: “o que realmente importa para você?”

3

Religião

Padre Sandro Santos reflete sobre o destalhamento das emoções e fala sobre acúmulo de sentimentos

4

Religião

Padre Sandro Santos reflete: “organizando o tempo, resgatando a vida”

5

Religião

Padre Sandro Santos aconselha como fazer uma faxina mental e limpar os excessos