Setecentos por mês

Acidentes envolvendo motos lideram atendimentos no hospital de Trauma

Em segundo lugar estão as vítimas de atropelamento, com 485 casos, seguidas pelas de automóvel, com 464 entradas

Acidentes envolvendo motos lideram atendimentos no hospital de Trauma

Dentre os traumas ocasionados pelos acidentes de moto, o politraumatismo é o mais recorrente — Foto:Divulgação

Os acidentes de trânsito envolvendo motociclistas continuam sendo o principal motivo de atendimento no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. Segundo dados do setor de Estatística da unidade hospitalar,  foram registrados no primeiro semestre deste ano 3.792 atendimentos, uma média de 700 por mês. Em segundo lugar estão as vítimas de atropelamento, com 485 casos, seguidas pelas de automóvel, com 464 entradas.  Já com relação  aos acidentes com bicicleta, os registros apontam para 244  e os referentes a ônibus somam 33, totalizando mais de  5.000 vítimas.

De acordo com a diretora geral da instituição de saúde, Sabrina Bernardes, mais de 50% dos leitos estão ocupados por esses pacientes. Dentre os traumas ocasionados pelos acidentes de moto, o politraumatismo é o mais recorrente, em seguida está Trauma Crânio-Encefálico (TCE), fraturas no fêmur e clavícula. “Dependendo  da gravidade do acidente, a vítima pode ficar internada por meses, adquirir sequelas, ter membros amputados e, em último caso, perder a vida”, explicou.

Sabrina enfatizou que a realidade brasileira mostra que muitos ainda têm o pensamento de achar que a consequência maior de infringir as leis de trânsito é apenas o valor da multa, quando a realidade deveria ser outra, a de entender que desrespeitar as leis de trânsito é colocar a sua vida e a de outras pessoas em risco. “Mesmo com leis mais rígidas, fiscalizações das instituições responsáveis e campanhas de conscientização constantes, os acidentes de trânsito continuam entre as principais causas de morte no País”, relatou.

O ortopedista do complexo hospitalar, Felipe Sena, falou sobre as sequelas mais frequentes causadas por esses tipos de ocorrências. “As consequências para as vítimas de acidente de moto, automóvel e atropelamento estão relacionadas à fratura, luxação, lesão tendinosa e de nervos e também perda de pele, gerando incapacidade para o trabalho, levando-as ao afastamento por um período de três meses a um ano”, ressaltou.

Além de fraturas, muitos acidentes atingem coluna e cabeça, provocando sérios problemas e até a morte. O neurocirurgião da unidade hospitalar, Emerson Magno, chamou a atenção para complicações graves por causa da falta de uso do capacete. “As lesões mais impactantes são decorrentes da ausência do item de segurança, resultando em Traumatismo Crânio Encefálico (TCE), tornando a vítima paraplégica ou tetraplégica, e ainda pode comprometer a fala e o comportamento”, frisou.

A dona de casa Mirian Pereira da Cunha falou sobre o atropelamento que vitimou o filho e o marido, no último fim de semana, na cidade de Bananeiras. “No domingo (10), eu, meu esposo e o nosso filho de cinco anos vínhamos de uma festa de aniversário na casa de nossa comadre. Quando atravessamos a rua, um carro em alta velocidade veio em nossa direção e nos acertou em cheio.  Meu marido e a nossa criança foram socorridos imediatamente para o Hospital de Trauma de João Pessoa.  Meu esposo foi submetido a uma cirurgia de urgência e está interno na UTI, enquanto o meu pequeno encontra-se  na Pediatria. Graças a Deus que o hospital  existe, pois em outro local eles não teriam chance. De acordo com informações, o motorista que atropelou a minha família estava embriagado”, destacou.

Perfil – O Hospital de Emergência e Trauma é referência em atendimento de casos de urgência e emergência de média e alta complexidade, tais como:   trauma (acidentes e desastres), violência (física e sexual), queimadura, choque e doenças clínicas em suas fases agudas – Acidente Vascular Cerebral (AVC), e hemorragia digestiva. No que diz respeito a acidentes de trânsito, em 2015 atendeu mais de 10 mil pessoas e   realizou cerca de 23 mil procedimentos cirúrgicos.

Causas – Conforme pesquisa publicada no Portal do Trânsito Brasileiro, as principais causas de acidentes de trânsito estão ligadas à imprudência do motorista, excesso de velocidade, desrespeito à sinalização, ingestão de bebidas alcoólicas e ultrapassagens indevidas.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

2

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana

3

Saúde

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

4

Saúde

Nova vacina contra a covid-19 deve começar a ser aplicada no Brasil em 15 dias

5

Saúde

Comissão da Saúde aprova projeto de construção do Hospital de Trauma do Sertão; unidade terá mais de 200 leitos