Saúde

Anestesistas paralisam atendimento no São Vicente e Laureano a partir

Médicos estão sem receber pagamento desde novembro de 2009

Os médicos anestesistas que prestam serviços nos hospitais São Vicente de Paulo e Napoleão Laureano, em João Pessoa, irão suspender todos os procedimentos eletivos de anestesia agendados nessas unidades, por falta de pagamento desde novembro do ano passado. Os médicos, no entanto, continuarão realizando os procedimentos de urgência e emergência, mesmo sem remuneração. 

Desde o início do mês passado, que a Cooperativa dos Anestesiologistas da Paraíba (Coopanest-PB) vem denunciando na imprensa o atraso no pagamento dos médicos e os prejuízos que a população poderia sofrer. Apesar disso, o impasse não foi resolvido. No último dia 12 de abril, a Coopanest enviou ofício à direção dos dois hospitais, ao Conselho Regional de Medicina (CRM-PB) e ao Curador de Defesa dos Direitos da Saúde comunicando de sua decisão. 

Há cerca de dois anos foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Secretaria Estadual de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, que garantia os recursos para o pagamento dos médicos, já que os valores pagos pelo SUS estavam defasados. 

“O atraso no pagamento dos anestesistas vem ocorrendo constantemente e não temos mais como sustentar esta situação. Iremos manter os serviços de urgência e emergência, mas não realizaremos mais os procedimentos agendados”, explica o presidente da Coopanest-PB, Ronivaldo Barros. De acordo com o presidente, nos dois hospitais, são feitas a cada mês, em torno de 600 cirurgias oncológicas, vasculares e neurológicas.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas ocorre nesta quarta-feira, na Paraíba

2

Saúde

Criança atropelada por policial em Campina Grande tem perna amputada e lida com outras fraturas

3

Saúde

Câmara deve votar ampliação da licença-paternidade de cinco para 15 dias; 76% dos brasileiros apoiam

4

Saúde

Pesquisadores da UFPB desenvolvem bebida da palma-forrageira que pode reduzir níveis de colesterol e triglicerídeos

5

Saúde

Unimed João Pessoa abre seleção para contratar médicos da nova unidade da cooperativa