Saúde

Anestesistas paralisam atendimento no São Vicente e Laureano a partir

Médicos estão sem receber pagamento desde novembro de 2009

Os médicos anestesistas que prestam serviços nos hospitais São Vicente de Paulo e Napoleão Laureano, em João Pessoa, irão suspender todos os procedimentos eletivos de anestesia agendados nessas unidades, por falta de pagamento desde novembro do ano passado. Os médicos, no entanto, continuarão realizando os procedimentos de urgência e emergência, mesmo sem remuneração. 

Desde o início do mês passado, que a Cooperativa dos Anestesiologistas da Paraíba (Coopanest-PB) vem denunciando na imprensa o atraso no pagamento dos médicos e os prejuízos que a população poderia sofrer. Apesar disso, o impasse não foi resolvido. No último dia 12 de abril, a Coopanest enviou ofício à direção dos dois hospitais, ao Conselho Regional de Medicina (CRM-PB) e ao Curador de Defesa dos Direitos da Saúde comunicando de sua decisão. 

Há cerca de dois anos foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Secretaria Estadual de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, que garantia os recursos para o pagamento dos médicos, já que os valores pagos pelo SUS estavam defasados. 

“O atraso no pagamento dos anestesistas vem ocorrendo constantemente e não temos mais como sustentar esta situação. Iremos manter os serviços de urgência e emergência, mas não realizaremos mais os procedimentos agendados”, explica o presidente da Coopanest-PB, Ronivaldo Barros. De acordo com o presidente, nos dois hospitais, são feitas a cada mês, em torno de 600 cirurgias oncológicas, vasculares e neurológicas.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Hormônios para transição de gênero não gera obesidade em pessoas trans, revela estudo da UFPB

2

Saúde

Jardim Botânico promove 4ª edição do Jardim Azul para crianças e adolescentes com autismo neste sábado

3

Saúde

Aplicativo gratuito da OMS para triagem auditiva versão português é lançado com participação da UFPB

4

Saúde

João Pessoa tem mutirão gratuito para diagnóstico de câncer de cabeça e pescoço

5

Saúde

Ambulatório e Banco de Leite da antiga Frei Damião começam a funcionar na próxima segunda no Hospital da Mulher