
Burnout: especialistas compartilham dicas para evitar a síndrome no ambiente de trabalho
Quando se fala de trabalho é impossível não falar em Síndrome de Burnout. O esperado é encontrar um ambiente saudável e com boas condições para que os funcionários desenvolvam bem as suas funções. Mas isso nem sempre acontece. Com jornadas exaustivas e cobranças sem fim, muitas empresas acabam sendo tomadas pela Síndrome.
Também chamada de “Síndrome do Esgotamento Profissional”, é um distúrbio emocional diretamente associado ao excesso de trabalho, envolvendo sintomas de estresse e exaustão física e emocional extrema, que prejudicam o funcionamento de todo o corpo.
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Nas empresas, o aumento de funcionários com Burnout é significativo, principalmente após a pandemia. É o que diz Vladimir Miná, advogado corporativo da Miná & Alves Advocacia. Segundo ele, a síndrome tem se tornado um grande mal nos últimos anos. Mas como evitar tal cenário dentro das empresas? Respondendo a esse questionamento, o advogado compartilha algumas dicas importantes para combater a síndrome do esgotamento.
Ter canais de denúncia para apurar situações assediadoras – Vladimir alerta que algumas atitudes vindas da liderança das empresas podem ocasionar ou aumentar o esgotamento dos funcionários. Essas atitudes envolvem excesso de pressão e cobrança por resultados rápidos e de alta qualidade.
Por isso a necessidade de canais de denúncia para que tais situações sejam devidamente apuradas. Essa é, inclusive, uma exigência da lei Nº 14.831/2024, que prevê a criação de canais de denúncia onde o funcionário possa, de forma segura, relatar situações prejudiciais à sua saúde mental.

Promoção de atitudes que levem bem-estar ao local de trabalho – Além disso, segundo Miná, é importante a promoção constante de atitudes que levem bem-estar ao local de trabalho. “Invista no bem-estar de seus funcionários através da contratação de empresas que possam fazer a gestão emocional deles”, aconselha. Incentivo ao equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, lazer e promoção de ambiente saudável de trabalho são, também, medidas estabelecidas por lei.
Márcia Peixoto, psicóloga especialista em recursos humanos e diretora da Roots Talent, destaca que projetos que visam o bem-estar dos colaboradores são importantes não só para retirar deles a pressão do trabalho, mas também para cuidar das suas emoções.
Atitudes simples das lideranças das empresas podem evitar o surgimento dos sintomas de Burnout, que envolvem a falta de foco, demora incomum nas entregas, distanciamento dos colegas, negatividade e dores de cabeça constantes. Segundo Márcia, ações de descompressão e momentos de lazer são exemplos práticos de como o colaborador pode sair da rotina, evitando o desenvolvimento da síndrome sem que seja necessário o seu afastamento definitivo do trabalho.
“É importante que na própria empresa o funcionário encontre ambientes que sejam favoráveis. Momentos de lazer com o time, reuniões de descontração, um filme com pipoca são coisas simples que podem ser feitas”, completa Márcia.
Para evitar casos de Burnout, o compromisso dos líderes das empresas de acompanhar de perto o seu time, oferecendo a eles condições adequadas de trabalho, é essencial. Empresas que compreendem a importância de investir no bem-estar dos colaboradores têm como resultado uma equipe forte e preparada para lidar com os desafios do mundo corporativo, destacando-se no mercado.
Síndrome de Burnout
Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho. Esta síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, dentre outros.
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