Pfizer

Liberada pela Anvisa, nova vacina da covid-19 para crianças ainda precisa ser aprovada pelo Ministério da Saúde antes de chegar à Paraíba

Uma série de definições deverão ser feitas por parte do Ministério da Saúde, conforme apurou o ClickPB.A avaliação por parte da Anvisa durou pouco mais de um mês.

Liberada pela Anvisa, nova vacina da covid-19 para crianças ainda precisa ser aprovada pelo Ministério da Saúde antes de chegar à Paraíba

Novo imunizante da Pfizer, aprovado pela Anvisa, aguarda aprovaçao do Ministério da Saúde. Haverá uma distinção na tampa do frasco do imunizante — Foto:Divulgação/Ministério da Saúide - Mike Sena

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou no último dia 16 a ampliação do uso da vacina da Pfizer contra a covid-19, para crianças de 6 meses a 4 anos. Porém, antes do conteúdo ser disponibilizado ao público-alvo, uma série de definições deverão ser feitas por parte do Ministério da Saúde, conforme apurou o ClickPB.

A avaliação por parte da Anvisa durou pouco mais de um mês e foi realizada por meio de análise criteriosa da área ténica, setor responsável pela decisão da amplicação da indicação de uso ou faixa etária. Segundo a reguladora, para chegar a tal conclusão a agência contou com um consulta e o acompanhamento de um grupo de especialistas. 

Em contato com a Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba (SES-PB), o ClickPB foi informado de que a disponibilidade do material e sua aplicação no estado só serão feitos após as definições do Ministério da Saúde, responsável por repassar para os estados os critérios e o material. Após isto, iniciará um novo trabalho de planejamento e orientação por parte da SES aos 223 municípios do estado. 

A vacina para crianças entre 6 meses e 4 anos de idade tem dosagem e composição diferentes daquelas utilizadas para as faixas etárias previamente aprovadas. De acordo com a Anvisa, a formulação da vacina autorizada deverá ser aplicada em três doses de 0,2 ml (equivalente a 3 microgramas). As duas doses iniciais devem ser administradas com três semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose.

Haverá uma distinção na tampa do frasco do imunizante, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação. A tampa terá A tampa será de cor vinho.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Em apenas dois meses, acidentes com motociclistas contabilizam 24 mil internações no SUS

2

Saúde

Descubra o que é milium e como removê-lo do rosto

3

Saúde

Jejum é segredo de beleza dessa mulher de 60 anos que pode ser Miss Universo 2024

4

Saúde

Promotora critica falta de equipamentos de saúde em PSFs e pede que população denuncie casos ao Ministério Público

5

Saúde

Opera Paraíba: cirurgia para redução de mamas contempla nove pacientes na Maternidade Frei Damião