Saúde

Ministério da Saúde faz novo alerta sobre risco do uso de produtos químicos nos cabelos

Pasta também ressalta que o formol não é uma substância permitida para alisamento capilar no país e que seu uso pode trazer prejuízos à saúde

Ministério da Saúde faz novo alerta sobre risco do uso de produtos químicos nos cabelos

O produto pode causar irritação nos olhos, danos à córnea, queimaduras graves no couro cabeludo, além de quebra e queda dos cabelos. — Foto:Getty Images/iStockphoto

O Ministério da Saúde recomenda que a população fique atenta às recomendações de uso nos rótulos das pomadas e de outros produtos químicos utilizados no fios. O alerta foi motivado por relatos recentes de intoxicação ocular associado ao uso destes produtos. Inclusive, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu proibir a venda de todas as pomadas para modelar e trançar cabelos no Brasil.

“É fundamental que os consumidores fiquem atentos às recomendações de uso nos rótulos das pomadas, além de, se possível, checar se o produto tem o aval da Anvisa para ser comercializado”, diz a pasta, em comunicado sobre o assunto.

O ministério também ressalta que o formol não é uma substância permitida pela o alisamento capilar no país. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o formol é uma substância cancerígena para humanos. O risco vale tanto para a pessoa que aplica o produto quanto para usuários. Quanto maior a concentração e a frequência da aplicação indevida do formol, maior o risco, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O produto pode causar irritação nos olhos, danos à córnea, queimaduras graves no couro cabeludo, além de quebra e queda dos cabelos. Além disso, também pode haver efeitos no sistema gastrointestinal ou nas vias respiratórias, incluindo efeitos crônicos como asma, espasmos, tosse, chiado e edema pulmonar.

“Comerciantes ou barbeiros e cabeleireiros que adicionarem formol a produtos de alisamento capilar cometem infração sanitária, além de se tratar de um crime hediondo”, afirma a pasta.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Doula deixa de ser serviço voluntário e passa a ser profissão em projeto aprovado por vereadores de João Pessoa

2

Saúde

Em cinco meses, Paraíba registra mais casos de síndromes respiratórias do que em todo 2023; são quase 200 mortes

3

Saúde

Anvisa aumenta controle para venda de medicamento contra insônia; saiba qual é

4

Saúde

Após suspeita de morte de criança por meningite, secretário de Saúde de João Pessoa reforça necessidade de vacinação

5

Saúde

Maio Cinza alerta para câncer cerebral que tem alta taxa de mortalidade