Segurança

Secretaria de Saúde recomenda que idosos e pessoas de grupos de risco evitem visitar cemitérios no Dia de Finados; confira protocolo

O protocolo divulgado pela SES serve tanto para visitantes quanto para trabalhadores de cemitérios e igrejas.

Secretaria de Saúde recomenda que idosos e pessoas de grupos de risco evitem visitar cemitérios no Dia de Finados; confira protocolo

Visitantes devem manter cuidados nos cemitérios e igrejas — Foto:Walla Santos/ClickPB

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) divulgou um protocolo a ser seguido no Dia de Finados para evitar a disseminação da covid-19. A Prefeitura de João Pessoa já informou que os seis cemitérios públicos do município permanecerão abertos para visitação durante toda a semana, de 2 a 6 de novembro, para evitar aglomeração concentrada em um só dia.

O protocolo divulgado pela SES serve tanto para visitantes quanto para trabalhadores de cemitérios e igrejas. Entre as principais recomendações está a de que as pessoas mantenham a distância mínima de 1,5 m, que deve ser obedecida também pelos vendedores ambulantes. 

Os cemitérios devem proibir a entrada de pessoas que estejam sem máscara. Pessoas idosas, ou com doenças que as coloquem no grupo de risco, devem evitar ir a esses locais, assim como pessoas que apresentarem sintomas gripais.

Os visitantes devem levar garrafinhas com água e sabão ou álcool em gel para fazer a higienização das mãos e evitar tocar nas superfícies. É recomendável que a permanência nesses locais seja breve.

Para as igrejas, a recomendação é aumentar a realização de celebrações nas paróquias, dividindo mais o público, e evitar a celebração nos cemitérios, que provoca aglomeração.

O documento traz ainda recomendações para a gestão dos cemitérios. Veja abaixo o protocolo completo:


COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Saúde e Forças de Segurança da Paraíba usam drones para monitorar e identificar focos de dengue

2

Saúde

Paraíba tem aumento de casos de Covid-19 e gripe e registra seis mortes por Influenza A

3

Saúde

Março Roxo: Campina Grande realiza I Encontro de Conscientização sobre Epilepsia

4

Saúde

Poucos minutos de exercícios já reduzem os riscos do sedentarismo em idosos

5

Saúde

Cerca de 65% dos brasileiros dormem mal; veja como melhorar a qualidade do sono