urgência e emergência

UPA Oceania volta a funcionar depois de princípio de incêndio

A unidade de saúde é responsável por realizar cerca de 300 atendimentos por dia e funciona como porta de entrada espontânea de urgência e emergência de natureza

UPA Oceania volta a funcionar depois de princípio de incêndio

Em menos de uma semana depois de registrar um princípio de incêndio na central de distribuição de gás oxigênio, a UPA Oceania, no bairro de Manaíra, voltou a atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no sábado (20) passado. A unidade de saúde é responsável por realizar cerca de 300 atendimentos por dia e funciona como porta de entrada espontânea de urgência e emergência de natureza diversa.
 
Na madrugada de quarta-feira passada, dia 17, um foco de incêndio foi identificado no setor de distribuição de gás oxigênio, mas o fogo foi controlado pelos próprios funcionários do setor de manutenção da unidade. Devido ao princípio de incêndio, o local foi interditado pelo Corpo de Bombeiros enquanto se aguardava a troca de uma peça responsável pela rede.
 
De acordo com a diretora da unidade, Thatiany Coelho Monteiro, na manhã do último sábado a peça foi trocada. “Começamos os atendimentos básicos já na noite de sábado e os atendimentos de urgência e emergência às 7h do domingo. Nossas atividades já estão normalizadas e estamos à disposição da sociedade para oferecer um serviço de saúde pública com qualidade”, explicou.
 
Pronto atendimento – Situada na Avenida Flávio Ribeiro Coutinho, em Manaíra, a UPA Oceania é uma unidade de pronto atendimento. O serviço foi implantado no final de 2011, com o objetivo de complementar a assistência dos serviços de saúde de média complexidade. O sistema de acolhimento é realizado por enfermeiros e se baseia na classificação de risco do Programa Nacional de Humanização do Ministério da Saúde.
 
A UPA funciona com uma equipe multidisciplinar formada por médicos clínicos e pediatras, numa estrutura composta por 13 leitos. Essa é uma estrutura de complexidade intermediária, entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares. Em conjunto com esses outros serviços, compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Viroses chegaram mais cedo este ano: veja quando levar o filho para o consultório ou quando o caso é de hospital

2

Saúde

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

3

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

4

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana

5

Saúde

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe