Ciência

Estudo póstumo de Stephen Hawking é publicado

Físico avaliou o destino dos objetos que caem em um buraco negro

Estudo póstumo de Stephen Hawking é publicado

O estudo, intitulado "Black Hole Entropy and Soft Hair" (Entropia de Buracos Negros e Cabelos Macios), foi o último esforço registrado pelo britânico antes de sua morte, no dia 14 de março deste ano. — Foto:Reprodução

Colaboradores do físico britânico Stephen Hawking, morto em março passado, revelaram na última sexta-feira (12) seu último estudo, que é dedicado aos buracos negros e ao misterioso destino de objetos atraídos por eles.

O texto foi divulgado por seus colaboradores nas universidades de Harvard e Cambridge em um site chamado Arxiv, que identifica artigos científicos antes mesmo de sua revisão em vista da publicação oficial.

O estudo, intitulado “Black Hole Entropy and Soft Hair” (Entropia de Buracos Negros e Cabelos Macios), foi o último esforço registrado pelo britânico antes de sua morte, no dia 14 de março deste ano.

O colaborador Malcolm Perry, professor de física teórica em Cambridge, chamou Hawking poucos dias antes de o cosmólogo morrer, para atualizá-lo sobre os últimos desenvolvimentos de sua pesquisa, sem saber do agravamento de suas condições de saúde.

“Era muito difícil para Stephen se comunicar”, contou Perry à imprensa britânica. “Fui colocado no viva-voz para explicar até onde já tínhamos chegado. Quando terminei, ele esboçou um grande sorriso. Eu lhe disse que tínhamos feito progressos. Ele sabia o resultado final”, disse.

O objetivo do estudo era desvendar o chamado “paradoxo da informação”, ou seja, o destino dos elementos físicos que são sugados para dentro de um buraco negro. Segundo o novo estudo, a queda do objeto deveria aumentar a temperatura do buraco negro e o grau de desordem interna – a entropia.

Essa variação seria registrada por feixes de luz (fótons) que viajam perto da borda (o horizonte dos eventos) do buraco negro e que Hawking e seus colegas chamaram de “soft hair” (cabelos macios, em tradução livre), possibilitando assim a recuperação de informações do objeto caído no buraco.

“Não sabemos se a entropia de Hawking vale para qualquer coisa que caia em um buraco negro”, continuou Perry. “Mas se trata de um grande passo”, concluiu.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]


COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Microsoft está entre potenciais compradoras do TikTok nos Estados Unidos

2

Tecnologia

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

3

Tecnologia

Em meio à crise com X, STF analisa ação sobre derrubar WhatsApp

4

Tecnologia

Instagram vai desfocar nudes enviados nas DMs; saiba como vai funcionar

5

Tecnologia

Lançado edital para selecionar estudantes de graduação para projeto de capacitação em robótica