governador

João Azevêdo autoriza investimentos de R$ 73,4 milhões em usinas fotovoltaicas que vão fornecer energia elétrica para órgãos do governo

A ordem de serviço para construção e operação das usinas de energia solar, assinada por João Azevêdo, vão gerar 500 empregos diretos e indiretos com a produção de 22,98 MWp de energia.

câmara, joão pessoa, usina fotovoltaica

Usina fotovoltaica, conhecida como solar. (Foto: reprodução)

O governador João Azevêdo autorizou, nesta segunda-feira (9), investimentos de R$ 73,4 milhões em usinas fotovoltaicas que vão fornecer energia elétrica para órgãos do governo estadual.

Conforme observou o ClickPB, o governador assinou a ordem de serviço para construção e operação das usinas de energia solar, que vão gerar 500 empregos diretos e indiretos com a produção de 22,98 MWp de energia.

João Azevêdo destacou a importância da ação para redução no consumo de energia elétrica e fortalecimento de ações de proteção ao meio-ambiente.

“Nós estamos contratando com a iniciativa privada a construção de usinas solares para suprir o consumo de energia na administração estadual. No primeiro momento nós vamos conectar todas as escolas da rede estadual. Serão quase 1.950 unidades beneficiadas no Estado e vamos ter uma economia de mais de 17%. Já começamos a trabalhar em duas usinas, uma em Sobrado e outra em São João do Cariri, para que a gente possa já em dezembro deste ano entregar a primeira etapa da obra”, destacou.

Foto: Francisco França / Secom-PB

O secretário executivo de Energia, Robson Barbosa, explicou que o contrato de concessão, resultado de licitação na modalidade Parceria Público-Privada (PPP), tem um prazo de 25 anos.

“O Governo da Paraíba fez uma licitação para o Estado gerar sua própria energia por meio das usinas fotovoltaicas, que vão suprir de energia elétrica todas as unidades de baixa tensão da administração estadual, a exemplo das escolas e dos hospitais, permitindo economia na despesa de energia, além de contribuir para mitigar os gases de efeito estufa, com um projeto de eficiência energética”, pontuou.

Foto: Francisco França / Secom-PB

O representante do Consórcio Energia Paraíba, Ricardo Coifman, destacou o pioneirismo do Estado com o projeto. Ele também evidenciou o andamento das obras.

“Já temos terrenos e obras em andamento de 7,3 MWp e vamos adquirir, a partir de agora, os terrenos para construção dos 14 MWp restantes. A nossa perspectiva é de já entregar os 7,3 MWp até dezembro e o nosso objetivo é contratar mão-de-obra local – são mais de 500 profissionais envolvidos no projeto. O Estado da Paraíba é pioneiro no Nordeste nesse tipo de projeto que marca a transição energética para uma fonte limpa e, principalmente, sustentável porque estamos tratando de descarbonização, que vem de encontro à necessidade da agenda global e nacional em função das mudanças climáticas no país e no mundo”, observou.

Participaram da assinatura os secretários Deusdete Queiroga (Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Gilmar Martins (Planejamento, Orçamento e Gestão) e Petrônio Rolim (secretário executivo de Parcerias Público-Privadas).

Foto: Francisco França / Secom-PB

*Com Secom-PB

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

STF decide que redes devem ser responsabilizadas por conteúdos ilegais de usuários

2

Tecnologia

Operação da polícia recupera 339 celulares roubados em Campina Grande

3

Tecnologia

Radiotelescópio BINGO terá ‘Cidade da Astronomia’ com planetário e museu em Aguiar, diz João Azevêdo

4

Tecnologia

Ceratocone: campanha Junho Violeta alerta sobre prevenção e tratamentos contra doença ocular

5

Tecnologia

João Azevêdo tranquiliza população sobre teste sonoro da Defesa Civil: “proteger vidas com este sistema”