Os usuários do aplicativo Allo, o mensageiro inteligente do Google lançado em setembro para Android e iOS, poderão a partir desta segunda (5) interagir com todos os seus recursos, principalmente o Google Assistant, em português.
O Brasil é o terceiro país a receber o aplicativo em idioma local; até então, ele só estava disponível em inglês e alemão. O Google declarou que foi necessário reescrever o assistente do zero para adaptá-lo a cultura local.
Machine learning – Principal diferencial do aplicativo, o Allo utiliza inteligência artificial para aprimorar a experiência do usuário. Toda a inteligência do produto é baseada em machine learning (aprendizado máquina), focado no mapa de conhecimento, comando de voz, reconhecimento de imagens, tradução por máquina e entendimento da linguagem natural, tudo contextualizado pelo uso.
É possível fazer perguntas sobre o clima, restaurantes nas redondezas, curiosidades sobre pontos turísticos, receitas, piadas, checagem de e-mails, organização de compromissos e até jogar games. Tudo o que já está acessível via Google Now está disponível de forma mais fluida e natural através do Google Assistant.
“Procuramos excluir aquelas respostas que não fazem sentido”, comenta Bruno Albuquerque, engenheiro de software do Google em Belo Horizonte, envolvido com o trabalho de localização do assistente. “Mas é claro que ele vai melhorar com o uso”, completa.
Pergunte ao assistente o tamanho do Edifício Copan, em São Paulo, por exemplo, e ele responderá 115 metros. Continue a conversa com uma questão simples, como “e o Cristo Redentor?” e ele compreenderá que você quer saber o tamanho do monumento, respondendo diretamente, sem que você precisa (re)fazer a pergunta completa.
Nos próximos meses o Google pretende fazer parcerias com desenvolvedores locais para a geração de novos stickers e também integração de serviços usando o Allo e o Assistant.