Avanço

Radiotelescópio será instalado na Paraíba. Projeto será apresentado na UFCG

De acordo com o professor Luciano Barosi, da Unidade Acadêmica de Física, o equipamento, que inicialmente seria construído no Uruguai, será instalado na Paraíba

Radiotelescópio será instalado na Paraíba. Projeto será apresentado na UFCG

O projeto, denominado Bingo é liderado pela Universidade de Manchester, na Inglaterra, e conta com colaboradores no Brasil, Suíça e Uruguai — Foto:Cromo

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) irá integrar um consórcio internacional para a construção e operação de um radiotelescópio que permitirá grandes avanços em pesquisas astrofísicas.

De acordo com o professor Luciano Barosi, da Unidade Acadêmica de Física, o equipamento, que inicialmente seria construído no Uruguai, será instalado na Paraíba. “Ainda não foi definido o local exato. Provavelmente será no Sertão”, adiantou.

O projeto, denominado Bingo (sigla em Inglês para Oscilações acústicas de Baryon em Observações de Gás Neutro), é liderado pela Universidade de Manchester, na Inglaterra, e conta com colaboradores no Brasil, Suíça e Uruguai.

O radiotelescópio não terá partes móveis. Contará com dois espelhos de aproximadamente 40 metros de diâmetro cada. Com o equipamento, pesquisadores de vários países pretendem obter informações sobre diversos fenômenos espaciais, como a distribuição das galáxias, a expansão do Universo e a quantidade de matéria escura.
 
Apresentação
 
A assinatura do convênio com a UFCG deve acontecer nas próximas semanas. Na próxima sexta, dia 18, no auditório do Bloco CY2, haverá uma apresentação do projeto a pesquisadores interessados em participar do experimento.
 
“A construção, manutenção e análise dos dados dependem de uma equipe multidisciplinar e consideramos importante que membros da comunidade acadêmica da Paraíba estejam diretamente envolvidos”, observou Barosi.

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Startups serão selecionadas na Hackathon do Nordx e receberão investimento do Governo da Paraíba

2

Tecnologia

Pesquisadores da UFPB participam de projeto que trará soluções em ciência, tecnologia e inovação, na ONU

3

Tecnologia

Google incorpora IA no ‘Maps’; serviço agora tem chat inteligente, visão imersiva e ‘tour 3D’

4

Tecnologia

Todos os municípios da Paraíba estarão conectados via 5G até maio, prevê Anatel

5

Tecnologia

Cientistas assinam acordo para prevenir armas biológicas alimentadas com Inteligência Artificial