
Maria Carmem Barbosa — Foto:Márcio de Souza/TV Globo
A autora Maria Carmem Barbosa morreu aos 76 anos de idade, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (22). A notícia foi revelada por Miguel Falabella por meio de seu Instagram. Ao longo da carreira, a carioca assinou obras como as novelas Olho no Olho (1993), Salsa e Merengue (1996) e A Lua Me Disse (2005).
“A vida é sempre surpreendente. Acabei de postar uma homenagem pelo aniversário de Zezé e recebo a notícia da passagem de Maria Carmem Barbosa, minha parceira e amiga por anos incontáveis. Escrevemos juntos novelas, peças e roteiros, viajamos juntos, sonhamos e idealizamos projetos, foi uma amizade daquelas que ficam gravadas nas estrelas. Eu poderia passar alguns dias contando histórias sobre nós dois e, na verdade, deixei de conta-las porque Maria Carmem já tinha nos deixado há alguns anos, quando resolveu que dava o viver já por vivido e saiu do ar, com muita rapidez, desligando-se do mundo. Agora, veio a morte física. E o dia fervilha de lembranças! Amiga querida, parceira de tantas aventuras, descanse! Você merece!”, disse Falabella.

Com Falabella, sua última obra para a TV assinada foi a série Toma Lá, Dá Cá entre 2007 e 2009. Os dois também trabalharam juntos em roteiros do humorístico Sai de Baixo.
Trajetória e carreira de Maria Carmem Barbosa
Filha do humorista, jornalista e compositor Haroldo Barbosa (1915-1979), Maria Carmem entrou na TV Globo década de 1970 — para trabalhar ao lado de Chico Anysio, Antes, ela teve passagens por rádios e produtoras de conteúdo audiovisual.
Na emissora, ela foi produtora do musical Grandes nomes (1980), do seriado Amizade colorida (1981), e das minisséries Lampião e Maria Bonita (1982) e Bandidos da Falange (1983).
Mente criativa, Maria Carmem participou ainda da criação do seriado Armação Ilimitada (1985) e Delegacia de mulheres (1990), também na TV Globo.
Com Falabella, ela também teve uma parceria no teatro. Juntos, assinaram Querido Mundo (1993), Louro, Alto, Solteiro Procura (1994), Todo Mundo Sabe que Todo Mundo Sabe (1995) e South American Way (2001).
Saúde fragilizada
Diagnosticada com Alzheimer, a dramaturga tinha 76 anos de idade estava internada há dois meses na Casa de Saúde Pinheiro Machado, em Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Ela sofreu uma parada cardiorrespiratória.