Daniel Montenegro

Oftalmologista alerta para aumento do número de casos da Síndrome do Olho Seco durante pandemia

A síndrome do olho seco é uma anomalia na produção ou na qualidade da lágrima que provoca o ressecamento da superfície do olho, da córnea e da conjuntiva.

Oftalmologista alerta para aumento do número de casos da Síndrome do Olho Seco durante pandemia

O oftalmologista afirma ainda que a síndrome no seu início causa desconforto, com olho queimando e ardência, mas se não for tratada de forma correta pode provocar problemas na córnea. — Foto:Reprodução

O “novo normal” causado pela pandemia do coronavírus tem mudado bastante a vida de todo o mundo. Uso constante de máscara, álcool em gel e distanciamento social têm sido uma constante para combater o vírus, mas essa nova rotina tem trazido alguns efeitos para as pessoas, como o aumento do número de casos de pacientes com a Síndrome do Olho Seco. Em conversa nesta quinta-feira (22) com o ClickPB, o médico oftalmologista Daniel Montenegro relatou que esta condição tem aumentado significantemente nestes últimos meses e a principal causa é o uso das máscaras de proteção.

“A Síndrome do Olho Seco é causado por um leque de fatores, dentre eles uso de medicamentos antidepressivos, a variação hormonal das mulheres e a idade. Mas com a pandemia e o uso de máscara, o gás carbônico que expelimos sobe e alcança os olhos, provocando o ressecamento ocular”, explicou.

Daniel Montenegro acrescenta ainda que outros fatores como o aumento do número de horas na frente do computador, sejam com as crianças e adolescentes assistindo aulas ou adultos com o trabalho remoto também tem sofrido com esta condição. “Pacientes que não eram de risco estão passando por isso. A maioria das pessoas quando não estão com a máscara dentro de casa estão na frente do computador, por isso que a Síndrome do Olho Seco tem acontecido um aumento do número de casos mesmo na população fora do grupo de risco”, resumiu.

O oftalmologista afirma ainda que a síndrome no seu início causa desconforto, com olho queimando e ardência, mas se não for tratada de forma correta pode provocar problemas na córnea. Destaca ainda que existem novos tratamentos com sessões de luz ultravioleta para estimular a produção dos componentes da lágrima. “O mais importante é que quando a pessoa identificar qualquer desconforto procurar um oftalmologista para identificar o problema e iniciar o tratamento o quanto antes, inclusive com o uso de colírio lubrificante para evitar o ressecamento dos olhos”, disse. 

A síndrome do olho seco é uma anomalia na produção ou na qualidade da lágrima que provoca o ressecamento da superfície do olho, da córnea e da conjuntiva. A lágrima, ou filme lacrimal, é um líquido produzido pelas glândulas lacrimais. Ela é composta por água, sais minerais, proteínas e gordura, com a função de lubrificar, limpar e proteger o olho das agressões causadas por substâncias estranhas ou micro-organismos.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Jornalista José Carlos dos Anjos Wallach será sepultado amanhã em João Pessoa

2

Paraíba

Área de madeira que desabou na casa de shows Up Garden, em João Pessoa, era ilegal, diz Bombeiros; local será multado

3

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande acelera montagem da estrutura no Parque do Povo

4

Paraíba

Prefeitura de Alagoinha vai gastar R$ 280 mil com shows de Zezo e Chicão dos Teclados para o São João

5

Paraíba

Prazo para pagamento com desconto do IPVA de placas final 4 termina amanhã