Redes sociais

Golpe da “Voucher Heineken” que oferece cerveja grátis no WhatsApp rouba dados de 159 mil pessoas; saiba como se proteger

Promoção falsa promete um "voucher Heineken" para resgatar cerveja grátis em quatro unidades de barril Heineken

Golpe da "Voucher Heineken" que oferece cerveja grátis no WhatsApp rouba dados de 159 mil pessoas; saiba como se proteger

Segundo levantamento do dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, em menos de quatro horas o número de vítimas passou de 55 mil para 159 mil. — Foto:Reprodução

Um novo golpe que circula no WhatsApp nesta quinta-feira (16) diz oferecer um “voucher Heineken” para acessar uma promoção de cerveja grátis. O texto traz a mensagem “fique em casa” e um endereço para supostamente resgatar quatro unidades de barril Heineken com chopp grátis. O conteúdo é falso, e clicar no link pode ser perigoso e trazer riscos de roubos de dados por meio de phishing.

Segundo levantamento do dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, em menos de quatro horas o número de vítimas passou de 55 mil para 159 mil.

A mensagem segue o padrão de outros golpes que já circularam pelo WhatsApp, como os que utilizaram o nome da Adidas, da Melissa e da Tramontina. Procurada pelo TechTudo, a empresa de cerveja informou que “A Heineken® afirma que é falsa a promoção que está circulando via WhatsApp nos últimos dias. A recomendação da marca é não abrir o link em questão”.

LEIA MAIS: Novo coronavírus foi fabricado acidentalmente em laboratório chinês, diz descobridor do HIV

O diretor do dfndr lab Emilio Simoni explica que o link malicioso presente na mensagem imita aparência do site da Heineken e traz perguntas para distrair a vítima, como preferência de cerveja e idade. Ao final do questionário, é exibida uma mensagem de que a pessoa ganhou os quatro barris de cerveja, e a página suspeita aconselha a vítima a compartilhar a promoção com dez contatos do WhatsApp.

O objetivo de golpes como esse é coletar dados pessoais e bancários das vítimas e lucrar ao direcionar as pessoas a páginas com publicidade em excesso.

LEIA MAIS: Taxa de letalidade da covid-19 na Paraíba é a maior do país; secretário diz que o problema estava na falta de testes

De acordo com o Google Trends, ferramenta responsável pelo monitoramento de buscas na Internet, o termo “voucher heineken” está em alta ao longo desta quinta-feira, com aumento repentino de interesse a partir das 10h (horário de Brasília). Pesquisas relacionadas incluem “barril heineken”, “heineken promoção” e “heineken fique em casa”.

Como se proteger

Para não cair em golpes como o “voucher Heineken”, é importante tomar algumas medidas de segurança como não clicar em links do WhatsApp que prometam grandes vantagens ou promoções. Simoni também atenta ao oportunismo dos cibercriminosos, que se aproveitaram da quarentena e da marca Heineken: “Neste golpe, o movimento #FiqueEmCasa, que ganhou proporção nos últimos meses nas redes sociais, foi usado como isca para enganar a população. Os links maliciosos mais uma vez utilizam o nome de uma grande marca e com isso conquistam a atenção e confiança das pessoas”.

No momento da dúvida, é importante ir até o site oficial da marca em questão para checar a veracidade da oferta. Além disso, é sempre importante manter um software antivírus instalado em seu celular, seja ele Android ou iPhone (iOS).

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Honda faz ‘mega recall’ no Brasil por defeito na bomba de combustível

2

Tecnologia

Estabelecimentos com ‘cardápio digital’ vão ter que ofertar internet grátis a clientes, na Paraíba

3

Tecnologia

Microsoft está entre potenciais compradoras do TikTok nos Estados Unidos

4

Tecnologia

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

5

Tecnologia

Em meio à crise com X, STF analisa ação sobre derrubar WhatsApp