Falsa segurança

OMS reforça que uso de máscara para pessoas saudáveis é desnecessário

A máscara não garante proteção se não for combinado com outras medidas, por exemplo, lavar as mãos.

OMS reforça que uso de máscara para pessoas saudáveis é desnecessário

Jasarevic, além disso, lembrou também que as máscaras - fundamentais para alguns grupos - estão em falta em vários países. — Foto:Reprodução

O porta-voz da OMS (Organização Mundial de Saúde), Tarik Jasarevic, lançou um alerta nesta terça-feira (31) sobre o uso indiscriminado de máscaras pelas pessoas que não querem se infectar pelo novo coronavírus, garantindo que possa haver uma falsa sensação de segurança.

“O uso não é requerido para pessoas saudáveis. Ao invés disso, as pessoas com sintomas é que devem usá-las, para proteger os demais, assim como os que cuidam dos doentes em casa e estão mais expostos ao vírus”, explicou o representante da entidade.

Jasarevic reforçou uma orientação que foi dada ainda no início da propagação da covid-19, de que há outras formas mais eficazes de prevenção.

Saiba mais:           

O porta-voz da OMS ainda lembrou que, se o aparato não for bem colocado no rosto, o portador pode ter a tendência de tocar mais frequentemente a face, permitindo que o vírus entre no organismo pelas mucosas dos olhos, nariz e boca.

Jasarevic, além disso, lembrou também que as máscaras – fundamentais para alguns grupos – estão em falta em vários países. O que reforça o argumento para pedir que pessoas saudáveis que não estão convivendo com doentes, evitem utilizá-las.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Jejum é segredo de beleza dessa mulher de 60 anos que pode ser Miss Universo 2024

2

Saúde

Promotora critica falta de equipamentos de saúde em PSFs e pede que população denuncie casos ao Ministério Público

3

Saúde

Opera Paraíba: cirurgia para redução de mamas contempla nove pacientes na Maternidade Frei Damião

4

Saúde

Governo da Paraíba aprova Plano Estadual de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias Agudas Graves

5

Saúde

Consumo de café reduz incidência de doenças no fígado