Antártida

Avião das Forças Armadas do Chile com 38 pessoas a bordo desaparece

O avião decolou às 16h55 (mesma de Brasília) da base da Força Aérea Chilena (FACH) Chabunco, em Punta Arenas, extremo sul do Chile.

Avião das Forças Armadas do Chile com 38 pessoas a bordo desaparece

O avião foi declarado como danificado após sete horas do incidente, informou a FACH — Foto:Reprodução

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma aeronave chilena com 38 pessoas a bordo ficou incomunicável pouco mais de uma hora após decolar da cidade de Punta Arenas, no sul do Chile, com destino à base aérea Presidente Eduardo Frei Montalva, na Antártida, na tarde de segunda-feira (9).

O avião decolou às 16h55 (mesma de Brasília) da base da Força Aérea Chilena (FACH) Chabunco, em Punta Arenas, extremo sul do Chile, rumo à base Eduardo Frei na Antártica e perdeu comunicação por rádio às 18h13.

A comunicação se perdeu quando o avião sobrevoava o mar de Drake, uma passagem marítima entre o continente americano e a Antártica, considerado uma das mais tempestuosas do planeta.

“As condições meteorológicas para voar eram boas, por isto o voo foi planejado”, disse Francisco Torres, diretor de operações da FACH.

O avião foi declarado como danificado após sete horas do incidente, informou a FACH, que indicou que o C-130 tinha combustível para permanecer no ar até 0h40 de terça-feira. Uma das possibilidades é que ele tenha pousado no mar.

O C-130 tem sistema ELT que indica sua posição por satélite, mas durante a madrugada o dispositivo não permitiu localizar a aeronave.

A aeronave levava 38 pessoas, sendo 17 tripulantes e 21 passageiros, incluindo 15 oficiais da FACH, três do Exército, dois funcionários da empresa privada de construção Inproser e um funcionário da Universidade de Magallanes.

Esses profissionais prestariam apoio logístico às instalações chilenas na Antártida. Estavam previstas manutenções no oleoduto de abastecimento da base e a realização de tratamentos anticorrosivos.

O presidente Sebastián Piñera se declarou “consternado” com o desaparecimento do avião militar e anunciou que viajará a Punta Arenas ao lado dos ministros do Interior, Gonzalo Blumel, e da Defesa, Alberto Espina.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Primeira-ministra da Itália oferece ajuda ao Brasil para a tragédia do Rio Grande do Sul

2

Mundo

Israel tira Al Jazeera do ar e ordena fechamento de escritórios da emissora

3

Mundo

Aviões bombardeiros nucleares da Rússia voam a poucos quilômetros da costa dos EUA

4

Mundo

Boris Johnson esquece documento e é barrado em posto de votação por desobedecer lei criada por ele mesmo

5

Mundo

Ataque da Rússia derruba ‘Castelo do Harry Potter’ na Ucrânia e mata cinco pessoas