Exames

Hospital Universitário de Campina Grande faz mutirão de colonoscopias

Os exames realizados no HUAC são marcados através do Sistema Nacional de Regulação (SISREG), da Secretaria de Saúde de Campina Grande.

Hospital Universitário de Campina Grande faz mutirão de colonoscopias

A colonoscopia é a melhor forma de detectar o câncer de intestino em estágios iniciais — Foto:Reprodução

Entre os dias 23 e 27 de setembro o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), localizado em Campina Grande, realiza um mutirão de colonoscopias. A ação acontece em alusão ao Setembro Verde, que tem como objetivo a conscientização sobre a prevenção do câncer de intestino.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para o biênio 2018/2019 é de 36.360 novos casos de câncer de intestino, sendo 17.380 em homens, e 18.980 em mulheres. O aumento em relação à 2017 é de, aproximadamente, 6%. Já na Paraíba, os números são: 140 novos casos em homens, e 180, em mulheres.

A colonoscopia é a melhor forma de detectar o câncer de intestino em estágios iniciais. A Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) recomenda que, mesmo sem apresentar sintomas, as pessoas com mais de 50 anos façam o exame.

Os exames realizados no HUAC são marcados através do Sistema Nacional de Regulação (SISREG), da Secretaria de Saúde de Campina Grande.

Câncer de Intestino

Abrange os tumores que surgem no intestino grosso (cólon e reto) e no ânus. Também conhecido como câncer colorretal, é o segundo tipo de câncer mais frequente nas mulheres, e o terceiro, em homens.

Apesar de mais comum entre pessoas de 50 a 70 anos, se diagnosticado no início, as chances de cura superam os 95%. Dentre os sintomas estão dor ou desconforto abdominal, perda de peso sem causa, alteração do hábito intestinal, sangue ou alteração na forma das fezes, fraqueza e anemia.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

15 alimentos saudáveis vão ficar mais baratos com reforma tributária que será aprovada

2

Saúde

Paraíba amplia oferta da vacina contra gripe para toda população e reforça vacinação dos grupos prioritários

3

Saúde

Paraíba distribui mais de 14 mil doses da vacina contra dengue para 24 municípios aptos para vacinação

4

Saúde

Paraíba registra quarta morte por dengue em 2024

5

Saúde

Comissão aprova tratamento de graça para menopausa pelo SUS