Novela

Ministério da Justiça manda revisar classificação ‘livre’ da novela Por Amor para ‘conteúdo sexual e violência’

A novela escrita por Manoel Carlos está sendo reprisada pela Rede Globo, no final da tarde, no Vale a Pena Ver de Novo.

Ministério da Justiça manda revisar classificação 'livre' da novela Por Amor para 'conteúdo sexual e violência'

O responsável pela obra fica obrigado à nova classificação no prazo de cinco dias e sempre quando houver a exibição da obra. — Foto:Reprodução

O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou a revisão da classificação da novela Por Amor “com conteúdo sexual e violência”. 

A novela escrita por Manoel Carlos está sendo reprisada pela Rede Globo, no final da tarde, no Vale a Pena Ver de Novo. 

O despacho nº 130 foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (16), assinado pelo coordenador de Classificação Indicativa – Substituto Eduardo Nepomuceno. De acordo com o Ministério, a novela “POR AMOR” foi classificada como “Livre” pela Portaria nº 793, de 26 de junho de 1997, como “Livre”, “tendo em vista o monitoramento então exercido e se aplicando os critérios técnicos da época”.

Mas conforme o documento, com o advento da Portaria nº 1.189, de 03 de agosto de 2018, novos critérios de classificação indicativa foram estabelecidos, de tal forma que surgiram questões quanto às inadequações possivelmente presentes na obra em apreço, tendo em vista a temática voltada ao público adulto empregada quando de sua primeira exibição”.

Além disso, o despacho afirma que, durante o monitoramento da obra em sua segunda exibição, constatou-se “a exibição de cenas contendo as tendências de ato violento, consumo de droga lícita, lesão corporal, apelo sexual, insinuação sexual, nudez velada, estigma/preconceito, dentre outras, que são indicativos de classificação mais elevada”.

O Ministério argumenta que, devido à relevância do conteúdo de drogas, bem como a apresentação de conteúdo sexual e temas relativos a violência, mesmo sopesando-se os agravantes e atenuantes apresentados ao longo da obra, ainda assim constatou-se que a classificação de “Livre” já não se apresenta cabível”. 

Com o despacho, a classificação da novela “POR AMOR” será revista, mudando-a para “não recomendado para menores de 12 anos”, contendo drogas lícitas, conteúdo sexual e violência. 

O responsável pela obra fica obrigado à nova classificação no prazo de cinco dias e sempre quando houver a exibição da obra.

COMPARTILHE

Bombando em Televisão

1

Televisão

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz, ex-Zorra Total e dublador na Família Dinossauro

2

Televisão

Campeão do BBB 24, Davi confirma término com Mani Rego: ‘Não soube me respeitar’

3

Televisão

Paraibana estreia como apresentadora de reality show na TV

4

Televisão

VÍDEO: criança da Paraíba viraliza nas redes sociais após apresentação no Programa Silvio Santos

5

Televisão

Paulo Ricardo pede desculpas por não abraçar Davi no ‘BBB 24’: ‘Não faltarão oportunidades’