Participação

Secretário do TRE-PB reclama da ausência de partidos em auditorias de urnas para as eleições

Ele disse ao ClickPB que essas cerimônias que possibilitam verificar a legitimidade das informações inseridas nas urnas estão sendo acompanhadas somente por servidores do TRE-PB.

Pesquisa, Eleições, Urna

Pesquisa vai mostrar cenário eleitoral em Campina Grande (Foto: reprodução)

O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), José Cassimiro Júnior, reclamou da ausência dos partidos nas cerimônias de auditorias das urnas. Ele disse ao ClickPB que essas cerimônias que possibilitam verificar a legitimidade das informações inseridas nas urnas estão sendo acompanhadas somente pelos servidores do TRE-PB.

“Os partidos não estão comparecendo às cerimônias de auditoria. Eles deveriam escolher lá na hora as urnas a serem auditadas para depois não haver reclamação de que alguém se sentiu prejudicado, como aconteceu no primeiro turno”, explicou José Cassimiro Júnior ao ClickPB sobre as auditorias que devem fazer, cumprindo a Resolução 23.554/2017 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na última quinta-feira (11), o TRE-PB concluiu a geração de mídia para as urnas que serão usadas no segundo turno. Elas serão preparadas a partir desta terça-feira (16) até a sexta-feira (20), quando serão inseridos os chips chamados de ‘mídias de resultado’, os quais são levados ao TRE-PB para a apuração dos votos. O secretário do TRE-PB alerta que esse trabalho também é um momento para a participação dos partidos.

São 9.955 urnas e seções, outras 1.600 de reserva para substituições e 16 exclusivas para justificativa de voto.

Foram substituídas, no primeiro turno, 100 urnas e elas ficarão em ‘quarentena’ até serem consertadas e possivelmente utilizadas em eleições de outros anos. O modelo mais antigo utilizado na Paraíba é de 2009,  tendo nove anos de uso.

Cassimiro considera esse um tempo curto, haja vista que as urnas não são usadas com frequência.

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

“Meu voto é em João para o Senado”, diz Dinho antecipando torcida para Lucas Ribeiro assumir governo em 2026

2

Eleições

Tibério Limeira comemora número de adesões ao PSB e elogia liderança de João Azevedo

3

Eleições

Deputado Sargento Neto diz que candidatura de Romero Rodrigues a prefeito de Campina Grande é “irreversível”

4

Eleições

Deusdete compara gestão de João Azevêdo com a de Ricardo Coutinho e dispara “10 vezes mais investimentos no atual governo”

5

Eleições

Deusdete Queiroga diz que não tem pretensão de lançar candidatura ao governo do estado e defende João Azevedo no Senado